As palavras têm força e energia, e são capazes de gerar emoção, ação e reação. A ciência comprova que, para cada palavra, o cérebro ativa a produção de hormônios que podem causar bem-estar ou estresse e desconforto. Ler, pensar ou verbalizar palavras é o suficiente para disparar respostas em uma pessoa, já que todo o seu conteúdo existe internamente e precisa de estímulos para se expressar.
Quantas vezes você disse alguma coisa com a intenção de ajudar e acabou prejudicando ou magoando uma pessoa? Você se atentou à elaboração, ao conteúdo, ao ritmo, à respiração e a entonação que acompanhavam suas palavras?
É preciso escolher cuidadosamente o que dizer, de modo que a mensagem chegue às pessoas da melhor forma possível. Quando bem direcionadas, as palavras têm o poder de construir e transformar a vida de uma pessoa, mas também podem ser devastadoras quando verbalizadas de maneira inadequada.
Como as palavras impulsionam uma pessoa?
As palavras têm relação direta com a história de vida dos indivíduos, com o sistema de crenças pessoais, com os aprendizados e experiências vivenciadas ao longo dos anos.
Palavras e pensamentos positivos ativam um sistema de crenças positivas e lembranças de amor. Se você cresceu ouvindo palavras de otimismo e incentivo, certamente terá pensamentos e atitudes mais positivas em sua vida. E cada vez que ouvir palavras que despertam emoções positivas, ativará todo esse sistema de crenças fortalecedoras.
Isso explica porque as palavras são capazes de transformar a vida de uma pessoa. As palavras lidam diretamente com nossa capacidade de autorrealização e autoconfiança, criando um ambiente de vitória e sucesso ou de fracasso e derrota.
Escolha palavras de amor
As palavras são escolhas que têm o poder de impulsionar ou desmotivar, inspirar ou desencorajar, ajudar ou magoar. Quando nos expressamos com cuidado, gentileza, respeito e gratidão, entramos em uma frequência positiva, atraindo coisas benéficas para nossas vidas. Por outro lado, quando nos expressamos com grosseria, reclamando e encontrando culpados, entramos em uma frequência negativa e que atrai coisas negativas.
Cada vez que falamos, temos a opção de influenciar positiva ou negativamente. As palavras positivas são um instrumento poderoso para nutrir, fortalecer e restaurar relacionamentos. Palavras permitem mudar vidas.