Muito mais do que uma atitude ética, dizer obrigado e pedir desculpas são ações que transmitem maturidade e controle emocional. Especialmente no trabalho, essas atitudes sempre repercutem de forma positiva, evitando conflitos e tensões desnecessárias.
A gratidão gera emoções positivas
Pessoas que têm o hábito de agradecer se sentem satisfeitas com a vida e se contentam com as pequenas coisas do dia a dia, exatamente por colocarem o foco no positivo.
Quando você é capaz de se sentir agradecido pelas coisas que acontecem em sua vida, certamente tem um bom nível de expectativas e não condiciona a felicidade e o bem-estar a coisas específicas, mas à vida de modo geral. A gratidão lhe mantém protegido de emoções negativas como decepção, frustração e arrependimento, pois ajuda a observar os acertos e tirar o foco dos erros.
Quando agradecemos alguém, no fundo, estamos reconhecendo algo que o outro fez por nós. Trata-se de uma atitude que fortalece as relações entre as pessoas, pois mostra que somos capazes de reconhecer a importância e o potencial do outro. Quem tem o hábito de agradecer tende a sentir menos inveja, ressentimento, arrependimento e outros sentimentos que geram estresse e descontentamento.
No ambiente de trabalho, dizer obrigado é uma atitude que faz toda a diferença nas relações. Isso porque, mesmo que de maneira inconsciente, as pessoas envolvidas são capazes de reconhecer o seu papel e a sua contribuição naquele contexto, diminuindo a necessidade de competição.
Pedir desculpas demonstra responsabilidade
Pessoas habituadas a pedir desculpas mostram um dos mais importantes sinais da Inteligência Emocional: a autorresponsabilidade. Se você é capaz de assumir seus erros e enxergar sua responsabilidade por trás de cada um deles, não se torna vítima das coisas que acontecem na sua vida.
Ao pedir desculpas por algo que considera errado, você mostra que está disposto a consertar o relacionamento, que reconhece suas limitações e que está disposto a rever suas atitudes.
No trabalho, pedir desculpas vai além da educação e do respeito, é uma forma de mostrar que você se preocupa com a relação e com a boa convivência.
Dificuldade de dizer obrigado e pedir desculpas
Pessoas que têm dificuldade de dizer obrigado costumam ser autossuficientes e não sabem receber ajuda dos outros. Em geral, são pessoas que precisaram se tornar independentes muito cedo, assumindo responsabilidades quando deveriam estar brincando e não tinham tempo de olhar o lado bom da vida.
Pessoas que não conseguem pedir desculpas, por sua vez, possivelmente têm dificuldade de assumir os próprios erros porque são perfeccionistas demais e não aceitam que podem errar. Possivelmente foram pessoas muito criticadas e cobradas durante a infância e, por isso, cresceram com a necessidade de serem perfeitas.
Se você se identifica com alguma das situações acima, não deixe de buscar ajuda e entender que você deve também olhar o lado positivo das coisas e que é possível conviver com erros. Não se torne refém da sua história de vida, reveja seus aprendizados e avalie se eles ainda são úteis a você. Busque um acompanhamento psicológico e treinamentos de Inteligência Emocional, que são ótimas ferramentas para o mergulho interior.
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