A qualidade de vida emocional no trabalho é definida pelo nível de satisfação do indivíduo dentro da empresa, ou seja: como o funcionário está posicionado dentro da organização, como é reconhecido pelos superiores e qual sua habilidade em se relacionar com os colegas.
Ter uma boa qualidade de vida no ambiente corporativo é fundamental, especialmente se levarmos em conta que a maioria das pessoas passa grande parte do dia dentro das empresas e convivem com diferentes tipos de personalidade. Se a rotina vivenciada dentro da organização não for positiva, há um desgaste muito grande na vida do profissional, gerando estresse, ansiedade, desmotivação e depressão.
O papel da Inteligência Emocional no sucesso profissional
A harmonia no ambiente corporativo depende de fatores externos — com ações e programas oferecidos pela empresa — e internos, que estão relacionados a aspectos pessoais de cada indivíduo. O principal fator para que esse equilíbrio seja alcançado e mantido é o desenvolvimento da Inteligência Emocional, tanto dos colaboradores quanto dos gestores da empresa.
Embora implementar programas que valorizam os funcionários seja importante, desenvolver a Inteligência Emocional é a chave para que os colaboradores tenham ferramentas para resolver as questões internas que interferem diretamente na maneira como a pessoa se relaciona com os colegas. Além disso, esta é uma habilidade que influencia a percepção que o indivíduo tem de si mesmo, passando pelas questões de autoestima e a criação de uma autoimagem positiva — fundamentais para que um profissional seja bem-sucedido.
Uma das principais formas de desenvolver a Inteligência Emocional é praticando a autopercepção. Ao perceber como as emoções se manifestam ao longo do dia, os funcionários podem detectar as alterações positivas e negativas, de modo a identificar o que aconteceu momentos antes da alteração. Com essa atitude, é possível lidar melhor com as críticas e as pressões vividas no dia a dia.
As pessoas criam padrões inconscientes e, de acordo com eles, reagem a determinadas situações. Por exemplo: algumas pessoas sentem vontade de pedir demissão quando estão sendo pressionadas, enquanto outras duvidam de sua própria capacidade ao receber uma crítica. Quando existe consciência de como funciona esse processo interno, é possível escolher comportamentos mais saudáveis diante das situações.
Como alcançar qualidade de vida emocional no trabalho
Faça o que gosta
Trabalhe com o que você realmente ama fazer. Quando você tem identificação com a função que exerce dentro de uma empresa, é possível encontrar propósito e autorrealização.
Aprenda a “desligar-se”
Não levar trabalho para casa é essencial em qualquer profissão. Além da carreira, as pessoas precisam investir na vida pessoal e, para isso, é necessário tempo. Dê prioridade para o trabalho durante o horário do expediente e, quando for embora, dedique-se a família, aos momentos de lazer e ao descanso.
Desenvolva sua Inteligência Emocional
Ao desenvolver a Inteligência Emocional, é possível identificar e controlar suas emoções, de modo que o estresse, a frustração e a pressão do dia a dia interfiram na sua vida e produtividade. Se você deseja alcançar uma qualidade de vida emocional, aprender a identificar seus gatilhos, controlar e direcionar suas emoções, conheça o Método LOTUS: são três dias de imersão em um treinamento que irá proporcionar um mergulho capaz de transformar sua forma de viver.