Por mais que você seja um líder nato e tenha todas as características e competências de um líder, estar em uma posição de liderança nunca é fácil. Lidar com diferentes tipos de personalidade, cumprir metas e resolver conflitos são algumas das tarefas que tornam este trabalho tão desafiador.
Para líderes jovens, que ainda estão começando sua trajetória nesta posição, o desafio é ainda maior: como eles ainda estão em processo de aprendizado e não possuem tanta experiência para lidar com os diversos problemas que chegam à liderança de uma empresa.
Uma vez que os gestores precisam estar devidamente preparados para exercer sua função de maneira satisfatória, é fundamental investir em treinamentos específicos para líderes, garantindo o desenvolvimento de habilidades comportamentais que são essenciais para uma boa liderança.
Tipos de treinamentos para líderes
Entre os temas mais trabalhados em treinamentos de líderes estão temas como: liderança de alta performance, gestão de pessoas, feedbacks, Coaching, trabalho em equipe, foco em resultados, desenvolvimento de competências, iniciativa, ética, resiliência, postura, personalidade e relacionamento interpessoal.
O treinamento de Inteligência Emocional merece destaque especial, pois desenvolve habilidades que refletem na liderança, na empresa, na equipe e em todas as áreas da vida do líder. Um líder com a Inteligência Emocional desenvolvida possui capacidades e diferenciais como:
– Habilidade de compreender e controlar suas emoções;
– Estabelecer relações interpessoais produtivas;
– Administrar os conflitos e a pressão do dia a dia;
– Demonstrar atitude positiva e motivadora, engajando os liderados;
– Capacidade de administrar as emoções dos colaboradores, suportando e guiando a equipe para a alta performance;
– Reconhecer e explorar as competências e habilidades individuais e coletivas.
A importância da Inteligência Emocional para a liderança
Centenas de coisas acontecem em um dia de trabalho, podendo gerar emoções e comportamentos positivos ou negativos. Se uma pessoa enfrenta problemas em sua vida pessoal, é normal que seu estado emocional acabe refletido em seu trabalho, deixando a pessoa estressada, pouco produtiva e menos focada.
O treinamento de Inteligência Emocional da SBie foca justamente na habilidade de liderança emocional, trazendo os seguintes benefícios:
– Aumento da produtividade por meio do gerenciamento de conflitos internos;
– Desenvolvimento da comunicação interpessoal;
– Lealdade e comprometimento dos colaboradores com a empresa;
– Colaboradores com coragem para usar seus medos para agir;
– Aumento da concentração, foco e harmonia;
– Líderes com maior poder de decisão e persuasão;
– Maior disposição dos colaboradores para contribuir com novas ideias;
– Melhoria nos relacionamentos internos e externos (clientes e fornecedores);
– Busca pela superação pessoal e automotivação;
– Maior entusiasmo, disposição e companheirismo no ambiente de trabalho;
– Vivência prática e efetiva do espírito de equipe.