As pessoas estão sempre disputando cargos, vagas e posições melhores do que as que estão no momento, e as empresas competem em termos de qualidade e serviço. Competir faz parte do mundo corporativo e, nesse jogo, a honestidade nem sempre tem lugar.
Quem sempre quer levar vantagem, porém, sempre acaba em desvantagem. São as pessoas e empresas honestas e justas que são lembradas, pois elas transmitem confiança e constroem credibilidade.
A palavra honestidade tem origem no latim honos, que remete à dignidade e honra. Ser honesto significa ser verdadeiro, não mentir e não enganar. No trabalho, a honestidade é vista como um valor fundamental para construir uma carreira de sucesso.
Pessoas honestas são sinceras e justas, são empáticas e se preocupam com o bem-estar do próximo, colaborando para a construção de ambientes positivos e verdadeiros. Quem é honesto respeita as opiniões alheias e se relaciona positivamente com todos, apresentando facilidade de trabalhar em equipe e crescer na empresa.
Por que as pessoas são desonestas?
Muitas pessoas são desonestas para tirar vantagem das outras, exatamente porque não confiam em si mesmas e na sua capacidade de realizar as coisas. A maioria desses indivíduos não competem para se superar, mas para se sentirem melhores que os outros. Essa é a forma que as pessoas inseguras encontram de se afirmar e se superiorizar.
Quem só pensa em atender os próprios desejos e necessidades acaba passando por cima das pessoas, omite informações importantes, inventa histórias e distorce a realidade. Com o tempo, a pessoa perde a credibilidade e se torna uma ameaça para as pessoas e para a empresa, já que desestabiliza qualquer ambiente.
Honestidade no trabalho
A honestidade vai muito além de não roubar e não fazer fofoca. A partir do momento em que somos contratados por uma empresa, firmamos um acordo em que prestamos um determinado serviço e a empresa nos paga por isso. Ser honesto é prestar um bom serviço, usando o máximo do seu potencial durante todo o expediente de trabalho.
Se você faz as coisas de qualquer jeito, vive nas redes sociais, tomando café e conversando com colegas durante o expediente, está sendo desonesto com a empresa. Muitas pessoas usam o horário de trabalho para consultas médicas, manicure, discutir relação e resolver problemas pessoais. Com isso, perdem o tempo que deveriam estar produzindo para se beneficiar.
Outro ponto que não nos damos conta ser sinal de desonestidade é usar os recursos da empresa em benefício próprio. Telefone, impressora, materiais de escritório, veículo e combustível são bens da empresa, e não seus.
E então, você acha que pode ser mais honesto no trabalho?