As emoções estão presentes em todos os momentos e movimentos da vida. Todas as ações e decisões são impulsionadas pela razão e pelas emoções, que começam a ser registradas desde o momento da nossa concepção e são desenvolvidas ao longo de toda a vida.
Desde o desenvolvimento intrauterino, o indivíduo recebe estímulos e cria formas de responder a cada um deles — seja para se proteger de algo ou para suprir uma necessidade interna. A partir das experiências e dos estímulos recebidos, são construídos padrões inconscientes de interação e comportamento.
O que é um bloqueio emocional?
Nem todas as experiências e estímulos são positivos. Algumas pessoas passam por traumas como abandono, rejeição, maus tratos ou abuso. Outras, por sua vez, são superprotegidas a ponto de não conseguirem fazer nada por conta própria. É justamente o sentido que cada pessoa dá a essas situações que resulta na construção de padrões e bloqueios comportamentais e emocionais.
Estímulos positivos impulsionam o desenvolvimento e o crescimento pessoal, permitindo o controle das emoções e a escolha de comportamentos conscientes. Por outro lado, estímulos negativos não tratados podem ser bloqueados pelo inconsciente, que tenta preservar o indivíduo por meio de um bloqueio emocional.
O bloqueio emocional é um mecanismo de defesa no qual o inconsciente oculta memórias de dor para evitar o sofrimento. Quando isso acontece, entretanto, a situação dolorosa não deixa de existir: ela passa a se manifestar de maneira inconsciente, refletindo negativamente na vida da pessoa sem que ela perceba.
Essas emoções reprimidas e bloqueadas são percebidas como um corpo estranho pelo organismo, transformando-se em doenças e padrões limitantes que podem levar a vida ao fracasso.
Como identificar um bloqueio emocional
Muitas pessoas têm dificuldade para se relacionar, consolidar a carreira, emagrecer, ter estabilidade financeira ou até mesmo se manter saudável. Esses indivíduos passam anos lutando contra doenças e problemas que não conseguem resolver, e provavelmente carregam algum bloqueio emocional que os leva aos mesmos erros e fracassos.
A maioria das pessoas carrega algum tipo de bloqueio emocional, mesmo que seja apenas uma interpretação distorcida de alguma situação vivida na infância. Para se libertar desse padrão, é importante descobrir sua origem e ressignificar as experiências negativas e traumáticas.
Como a Inteligência Emocional pode ajudar
Tratar um bloqueio emocional é um processo difícil, pois as memórias precisam vir à tona para que possam ser ressignificadas internamente. A experiência vivida não mudará, mas a pessoa poderá dar um novo sentido àquela memória, fazendo com que cause menos dor.
A Inteligência Emocional desenvolve a consciência emocional, aprofundando o conhecimento individual sobre suas emoções e história de vida. A partir daí, é possível trabalhar todos os traumas e ressignificar cada um deles até que os bloqueios se dissolvam.
Se você quer descobrir seus bloqueios emocionais e dar um novo sentido às histórias de dor do seu passado, conheça o Método LOTUS. Este treinamento proporciona um profundo mergulho em suas emoções, trazendo as respostas que você sempre buscou fora de você.
Imagem: © Depositphotos.com / massonforstock