O transtorno bipolar é uma doença crônica na qual a pessoa alterna fases de depressão e euforia, enquanto a depressão é um problema que caminha apenas com o sentimento de tristeza profunda e persistente.
Apesar disso, quem sofre de depressão pode desenvolver a hipomania, migrando seu diagnóstico para o de bipolaridade. Se a pessoa apresentar pelo menos um pico de mania, será caracterizado o Transtorno Bipolar Tipo 1. Caso a pessoa seja acometida por mais de um episódio de mania, em menor intensidade e alternando com períodos de depressão, o Transtorno Bipolar é do tipo 2.
Depressão e Depressão Bipolar
Os sintomas de um quadro depressivo são similares ao da depressão bipolar. Por isso, é importante estar atento à presença de fases de mania intercaladas com a depressão. Conheça os sintomas da depressão nos dois transtornos:
Principais sintomas da depressão (em quadro depressivo e depressão bipolar)
A fase de depressão é caracterizada por uma tristeza persistente e que não tem fim. A pessoa tem uma visão negativa sobre si mesma, em relação ao mundo e ao futuro. O depressivo só consegue se lembrar das coisas negativas, e não acredita que coisas boas possam acontecer. Os principais sintomas são:
– Sensação de vazio e melancolia;
– Ansiedade;
– Dificuldade de concentração;
– Perda de prazer nas atividades que anteriormente eram prazerosas;
– Choros sem motivo;
– Perda da motivação;
– Insônia ou excesso de sono;
– Alteração no apetite, levando à perda ou ganho de peso.
Principais causas do transtorno bipolar e da depressão bipolar
A causa exata do transtorno é desconhecida, mas diversos fatores estão envolvidos nas oscilações de humor provocadas pela doença. São eles:
– Alterações funcionais do cérebro, que possui áreas fundamentais para o processamento de emoções, motivação e recompensas. O desequilíbrio entre os neurotransmissores é um fator considerado importante nas causas do transtorno bipolar;
– Desequilíbrios hormonais;
– Hereditariedade: pessoas com parentes com histórico de transtorno bipolar são mais suscetíveis à doença;
– Problemas de rejeição na gravidez ou infância, traumas, estresse, abuso sexual e outras experiências traumáticas (como a morte de algum ente querido, sequestro, assaltos e experiência de quase morte).
Importância de diferenciar o transtorno bipolar e a depressão
Por possuírem fases que apresentam os mesmos sintomas, os diagnósticos de transtorno bipolar e da depressão podem ser facilmente confundidos. Quando isso acontece, o tratamento pode ser conduzido de forma errônea, com medicamentos que podem agravar ainda mais o quadro.
Quando um bipolar é diagnosticado como um depressivo e é medicado com antidepressivos, por exemplo, ele pode apresentar acentuadas viradas da depressão para a mania, agravando o problema e trazendo sérios prejuízos para sua saúde e risco à vida. Por isso, estar atento aos sintomas é fundamental para um diagnostico correto.
Como o Método LOTUS pode ajudar
O Método LOTUS é uma ferramenta que pode ajudar no tratamento da depressão e da bipolaridade, assim como já ajudou centenas de pessoas a encontrarem a estabilização e a cura de suas doenças emocionais. O processo de consciência e cura emocional pode ser aprendido e praticado com o desenvolvimento da Inteligência Emocional — que é a somatória das habilidades que permitem a administração das adversidades da vida e aceitação e percepção das emoções, de modo a obter melhores resultados, alterando os caminhos neurais para que produzam felicidade e bem-estar.
Imagem: © Depositphotos.com / lightsource