Também chamada de Feedback 360 Graus, Feedback com Múltiplas Fontes ou Avaliação Multivisão, a Avaliação 360° é uma metodologia de gestão do desempenho que é muito utilizada pelas empresas, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de competências.
Por meio de um questionário que pontua comportamentos e competências considerados essenciais pela organização, o colaborador recebe feedbacks de diversas pessoas que fazem parte do seu círculo de atuação — como gestores, subordinados, colegas, clientes e fornecedores. Os resultados desta avaliação são confidenciais, e o colaborador terá acesso apenas ao resultado final da avaliação, sem saber quem o avaliou.
Vantagens da Avaliação 360°
A pessoa avaliada terá informações importantes sobre como as pessoas percebem suas habilidades, desempenho e competências. Desse modo, o avaliado passa a ter maior consciência de suas virtudes e limitações, sabendo o que pode ser melhorado e o que deve ser mais explorado. Trata-se de um processo motivacional que traz desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional.
Para a empresa, a Avaliação 360° é uma importante ferramenta da gestão estratégica de pessoas. Isso porque ela permite a otimização do desempenho dos colaboradores, além de atuar no desenvolvimento de lideranças e auxiliar nas mudanças organizacionais.
Principais objetivos da Avaliação 360°
– Incentivo e disposição à mudança, além de melhoria comportamental;
– Aperfeiçoar a produtividade e orientar o desempenho, de modo a alcançar os resultados esperados pela empresa;
– Identificar pontos de melhoria e proporcionar o desenvolvimento pessoal e profissional;
– Obter a visão de desempenho do avaliado a partir de diferentes ângulos, garantindo o aperfeiçoamento das atividades e habilidades.
Uma das principais vantagens desta avaliação é a identificação das qualidades individuais do colaborador, bem como identificar as necessidades de melhoria.
Como é feita a Avaliação 360°
Esta ferramenta de avaliação foca apenas nos aspectos profissionais e comportamentais, sem considerar as opiniões pessoais. As etapas da Avaliação 360° geralmente seguem a seguinte estrutura: seleção das dimensões e comportamentos a serem avaliados, construção dos instrumentos de avaliação, autoavaliação, avaliação pelo comitê 360°, apuração e totalização de pontos, entrevista de desempenho, negociação do Plano de Carreira, acompanhamento e feedback.
Resultados da Avaliação 360°
Após a execução de todas as etapas, a Avaliação 360° traz dados que apontam oportunidades de melhoria no desempenho do funcionário e oferecem informações para a elaboração de um plano de ação em relação a essas melhorias.
Importante: nem todas as pessoas têm facilidade em receber feedbacks, e algumas não sabem lidar com os erros e imperfeições. Por isso, é importante os feedbacks sejam dados sempre de forma construtiva, de modo a servir como guia para o desenvolvimento profissional, principalmente em relação a competências e comportamentos de liderança.
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