Terminar uma relação é sempre um processo doloroso, mesmo que ambos tenham consciência de que a relação não pode mais continuar. Quando se trata de um amor antigo, a dor é ainda mais profunda porque significa colocar um ponto final em uma história de vida que foi construída e em todos os planos e sonhos que foram traçados pelo casal.
Para superar este momento difícil, é importante entender que cada momento vivido traz um aprendizado e tem um propósito na construção de quem o indivíduo é. Ciclos começam e se encerram, e o fim de um relacionamento pode fazer com que a pessoa se torne mais madura e emocionalmente forte.
Durante o processo de desligamento, é comum que as emoções e sentimentos fiquem confusos: a pessoa pode passar da raiva para a saudade em questão de minutos e sentir tristeza, ansiedade e medo ao mesmo tempo. Esse turbilhão de sentimentos acontece porque o fim de uma relação geralmente envolve mudanças de hábitos e de rotina, além de resultar em momentos de solidão e ausência.
A Inteligência Emocional é fundamental neste processo, pois permite que o indivíduo reconheça, controle e direcione suas emoções de modo a organizá-las.
Dicas de Inteligência Emocional para superar a dor emocional
Encare a realidade
As pessoas tendem a ficar lembrando apenas os melhores momentos da relação. Essa é uma reação normal causada pela saudade, mas é preciso evita-la. Faça um esforço para enxergar as coisas como elas realmente são. Se o relacionamento terminou, é porque existiam conflitos que se tornam insustentáveis e certamente existiram momentos difíceis e de decepção ao longo do relacionamento.
Não se culpe
A culpa é uma reação comum e que merece cuidado. Troque a culpa por responsabilidade e entenda que, em um relacionamento, a responsabilidade é igualmente dividida entre as duas pessoas envolvidas. Ninguém é 100% responsável pela manutenção da harmonia na vida de um casal, e todo relacionamento precisa ser uma via de mão dupla.
Viva o “luto”
Chore e entregue-se a este momento. É muito importante sentir todas as etapas do luto: negação, raiva, tristeza, vazio, aceitação e a vontade de recomeçar. Este é um processo em que a pessoa acessa sentimentos profundos que podem trazer sensações de fraqueza e incapacidade. Porém, o instinto de sobrevivência logo trará de volta a força e a vontade de recomeçar.
Encerre o ciclo
Superar a dependência emocional exige que você fique longe de tudo que possa remeter à pessoa que te causa sofrimento. Pelo menos por um tempo, evite olhar fotos, espiar as redes sociais e frequentar os mesmos locais que o outro.
Trabalhe a autoestima
Aceite suas fraquezas e ressalte suas forças, cuidando da sua autoestima e passando a gostar de quem você é. Assim, você mudará o foco e a prioridade na sua vida será você mesmo. Invista em projetos que tragam benefícios para sua vida pessoal e profissional, como um novo esporte, um curso ou uma viagem.
Confie no tempo
O tempo é poderoso. Durante o período de sofrimento, é natural que os dias pareçam se arrastar, mas ao preenche-los com atividades que façam bem a você e que contribuam para o seu desenvolvimento, essa sensação irá passar. Reestruture sua base e encontre e encontrará um aprendizado valioso durante esse processo.