Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Apesar de as principais campanhas contra acidentes de trânsito se pautarem na máxima “Se beber, não dirija”, fatores como raiva e tristeza também devem ser considerados como potencialmente perigosos. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto de Transportes da Virginia Tech, nos Estados Unidos, dirigir com o estado emocional alterado é muito mais perigoso do que distrações como usar o telefone ou o painel de entretenimento do carro.

O estudo foi publicado em março de 2016, na revista científica “Proceedings of the National Academy of Sciences”. Os dados utilizados foram compilados do Programa de Direção Naturalista, que equipou veículos de mais de 3.500 voluntários com radares, câmeras e sensores. Dessa forma, os pesquisadores tinham acesso a informações detalhadas sobre a dinâmica dos acidentes.

O programa registrou cerca de 1.600 acidentes, mas o relatório considerou apenas os 905 de maior severidade, que deixaram feridos ou causaram danos à propriedade. Fatores relacionados ao motorista — como fadiga, alterações emocionais e distração — estavam presentes em quase 90% das colisões analisadas.

Confira alguns dados identificados pela pesquisa:

– Falar ao telefone ou ao painel de entretenimento do veículo dobram as chances de colisões;

– Dirigir com o estado emocional visivelmente abalado aumenta esse risco em 9,8 vezes;

– Digitar no celular aumenta 12 vezes o risco de acidente;

– Dirigir acima dos limites de velocidade aumenta o risco de acidentes em 13 vezes;

– Dirigir drogado ou embriagado aumenta em 35 vezes as chances de acidentes.

Por outro lado, fatores que eram considerados de alto risco (como aplicar maquiagem ou trafegar próximo ao veículo da frente) tiveram baixa prevalência no estudo, o que significa que eles tiveram presença mínima ou não estiveram presentes nos acidentes analisados. Fatores como interagir com crianças no banco traseiro têm um efeito protetor, abaixando o valor do risco.

Como alterar o estado emocional com o poder da mente

Diversas situações podem influenciar negativamente nossa energia, alterando o humor e o estado emocional. Separamos algumas dicas práticas que poderão lhe ajudar a se recompor antes de pegar no volante, reduzindo os riscos de se envolver em acidentes. Confira:

– Quando se sentir triste ou deprimido: faça alguma coisa que traga bem-estar, como ligar para alguém que sempre faz você se sentir melhor, lembrar de momentos bons da sua vida, ouvir uma música que gosta ou olhar fotos de momentos felizes;

– Quando se sentir com raiva ou ansioso: respire pelo nariz, segurando o ar por alguns segundos e soltando pela boca, até se acalmar. Uma das formas de se acalmar é levantar a cabeça e contar até 60. Torne este um hábito diário, fazendo este exercício pelo menos uma vez ao dia. Organize suas ideias e tarefas para sair da confusão que gera a ansiedade;

– Quando estiver sem energia: respire rapidamente pelo nariz, inspirando e expirando em 1 segundo, durante 3 minutos;

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Você sabia que é possível desenvolver sua Inteligência Emocional e aprender a controlar as suas emoções de forma positiva? Não somente para momentos como esse, ter controle e consciência das emoções é fundamental para a construção de relações saudáveis e para a realização dos sonhos.

Posts Relacionados

O poder transformador do perdão: Como libertar-se do passado e

Leia Mais ►

Descubra o seu temperamento: Colérico, Sanguíneo, Melancólico ou Fleumático? Cada

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Formulário captação

Preencha os campos abaixo pra continuar