De acordo com definição da Wikipedia, a persuasão é uma estratégia de comunicação que consiste em utilizar recursos lógico-racionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma ideia, atitude ou realizar determinada ação.
Vantagens da persuasão
O poder de persuasão é muito valorizado nos relacionamentos interpessoais, sejam eles profissionais ou pessoais. Pessoas persuasivas não precisam acatar tudo o que os outros pedem só para agradar, e nem se impor para conseguir o que desejam. Isso porque sabem usar a persuasão a seu favor.
Algumas pessoas nascem com esta habilidade já bem desenvolvida, mas se você acredita que não sabe como ser persuasivo, é possível desenvolver esta característica respeitando as opiniões e pontos de vista sem deixar seus princípios de lado. Confira a seguir algumas dicas de persuasão:
Dicas de persuasão
Assertividade
Seja assertivo e objetivo no seu discurso. Quanto mais você usar argumentos dispersos, mais confuso se mostrará para o ouvinte. Levante os pontos mais relevantes sobre o assunto abordado e seja breve.
Conhecimento
Domine o assunto debatido. Conheça diferentes ideias, leia revistas técnicas e esteja por dentro das novidades relacionadas ao tema. Lembre-se: seus argumentos perderão a força contra alguém que tenha um conhecimento mais aprofundado.
Defina seu objetivo
Toda comunicação tem uma mensagem principal. Saiba exatamente o que quer transmitir e como a mensagem será apresentada. Tenha cuidado para não ser repetitivo: repetir uma vez a principal ideia depois de algum tempo de conversa pode funcionar, mas repetir várias vezes se torna cansativo e dispersa a atenção do ouvinte.
Use linguagem corporal
Fique atento à forma com que seu corpo fala, uma vez que 70% da linguagem é não verbal. Descruze os braços, vire-se para a pessoa, mantenha olhos nos olhos e gesticule com as mãos. Não mexa no celular — isso é muito importante.
Ouça
Se for uma discussão, primeiro ouça, sem interromper a outra pessoa. Esqueça tudo o que não diz respeito ao assunto e esteja totalmente presente naquele momento. Mostre sinais de que você está acompanhando o que a pessoa está dizendo, balançando a cabeça e erguendo as sombrancelhas. Apenas depois que a pessoa terminar de falar, comece a expor seu ponto de vista, usando as 3 dicas acima. Quando ouvimos uma pessoa, ganhamos credibilidade e nosso poder de persuadir aumenta.
Seja humilde
Se você perceber que a pessoa realmente tem uma ideia formada e não está disposta a pensar de outra forma, mostre que não concorda mas que respeita a opinião dela. Essa é uma forma de preservar suas relações e receber de volta a compreensão e aceitação sobre seu ponto de vista.
Importante: seja uma pessoa flexível. Ideias e crenças rígidas fazem com que a pessoa se torne alguém de difícil comunicação e convivência. Se você quer persuadir, precisa aprender e aceitar ser persuadido nos momentos adequados. Se você nunca abre mão da sua forma de pensar, com certeza não terá credibilidade sequer para ser ouvido.
Para você é muito difícil ceder e aceitar ideias diferentes das suas? Venha desenvolver a sua Inteligência Emocional e torne-se uma pessoa mais flexível e persuasiva. O Método Lotus lhe ajudará nesse caminho!
Imagem: © Depositphotos.com / pressmaster