Recentemente o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou resultados nada animadores para a população brasileira: o número de desempregados no País já ultrapassa os 12 milhões, e a indústria registrou uma baixa de 6,6% na produtividade em 2016.
Diante deste cenário de crise, é natural que as pessoas fiquem com medo de perder seus empregos — e a ansiedade gerada por este temor pode atrapalhar ou até paralisar o sucesso profissional dos indivíduos. Em vez de entrar em desespero, que tal aproveitar a instabilidade econômica para acabar com a crença de que é preciso ter um perfil empreendedor para ter o próprio negócio?
Atitudes empreendedoras para ter um negócio de sucesso
Conheça seus valores
Para criar um negócio de sucesso é importante que as atividades da empresa estejam alinhadas com seus valores e crenças pessoais. Só assim a atividade irá trazer prazer, felicidade e satisfação pessoal. Ser um empreendedor de sucesso vai muito além do lucro: caso você não goste ou não se identifique com o que faz, o descontentamento rapidamente afetará os negócios.
Fique atento às oportunidades
Enxergar oportunidades e aplica-las em seus negócios é uma das principais características de um empreendedor visionário. Para lidar com a competitividade do mercado, é importante enxergar possibilidades e oportunidades para se destacar.
Prepare-se para as dificuldades
Esteja preparado para enfrentar os obstáculos, pois eles certamente irão aparecer. É preciso muita persistência, principalmente nos primeiros meses. Ao se deparar com os obstáculos, lembre-se do propósito maior do seu negócio.
Tenha uma missão
Defina a identidade da empresa, elabore um plano de negócio e encontre um propósito maior para existência do seu empreendimento.
Seja autoconfiante
Sem autoconfiança, você se torna incapaz de realizar qualquer coisa. Você certamente já obteve muitas conquistas durante sua trajetória de vida: lembre-se delas e tenha plena convicção da sua capacidade.
Tenha disciplina
Estabeleça uma rotina e regras para fazer a gestão do seu negócio. É preciso muita atenção para não cair na zona de conforto e deixar de atender as demandas do empreendimento de maneira satisfatória.
Estude
Dedique-se a estudar seu mercado de atuação e todas as atividades envolvidas: público, ramo de atividades, possíveis parceiros e concorrentes. Um empreendedor bem informado domina seu negócio e tem segurança na hora de arriscar.
Desenvolva sua Inteligência Emocional
Saber lidar com as emoções e com diferentes tipos de personalidade é o grande diferencial dos grandes empreendedores. Todos os tipos de negócio dependem dos relacionamentos interpessoais, seja com clientes colaboradores e parceiros. Por isso, desenvolver sua Inteligência Emocional é a chave para ter autoconhecimento, construir relações positivas, ampliar seu potencial e despertar o empreendedor que existe em você.