Pessoas criativas têm mais facilidade para resolver problemas, criar oportunidades e inovar. A criatividade pode ser estimulada e aprendida em qualquer momento da vida, mas o aprendizado se torna mais fácil quando o indivíduo tem seu lado criativo incentivado desde a infância.
As crianças nascem com a criatividade aflorada, são curiosas por natureza e não sabem medir as consequências do medo — que é principal bloqueador da criatividade na vida adulta. As brincadeiras e descobertas da infância ajudam a despertar a criatividade das crianças e, por isso, é fundamental que os pais estimulem determinadas atividades para que a criatividade seja mantida até a vida adulta.
Dicas para estimular a criatividade infantil
Deixe a criança ser criança
Machucado, sujeira, falta de coordenação e perguntas são coisas que fazem parte do mundo de uma criança. Porém, muitos pais acabam cortando essa curiosidade natural para evitar problemas e acidentes.
Para estimular a criatividade infantil, você precisa deixar sua parte adulta de lado por alguns momentos e compreender que seu filho é uma criança. Toda vez que você interrompe o processo criativo de uma criança, você tira sua liberdade e gera insegurança.
Cuidado com as críticas
O excesso de críticas gera frustração e bloqueia o processo criativo da criança. A infância é um período de descobertas e aprendizados, e é natural que as crianças façam coisas erradas ou de maneira atrapalhada. Ao invés de criticar e apontar os erros de seu filho, reconheça seu esforço e mostre a ele que existem formas mais fáceis de realizar determinadas tarefas.
Dê liberdade
É mais fácil dar comida na boca do seu filho do que deixa-lo comer sozinho, se sujar e limpar toda a lambança produzida. Porém, quanto mais você fizer as coisas pela criança, mais dependente ela se tornará. Tenha paciência com as limitações de uma criança e deixe que ela se desenvolva, estimulando o aprendizado.
Cuidado com o excesso de regras
Dar regras e impor limites aos filhos é uma das obrigações dos pais. O excesso de regras, porém, torna a criança rígida e inflexível, fazendo com que ela escolha sempre as mesmas coisas e não explore as possibilidades. Dê liberdade e abra exceções em algumas situações, desde que isso não atrapalhe a rotina da criança.
Ofereça chances de aprendizado
Estimule seu filho a aprender coisas novas por meio de brincadeiras e atividades extras. Música, pintura, teatro, línguas, dança, luta e a prática esportiva são algumas atividades que fazem a mente transitar por diferentes padrões, criando novos caminhos neurais.