No último sábado, 21 de janeiro, foi celebrado o Dia Mundial da Religião, uma data que serve para dar destaque à importância do respeito às diferentes crenças religiosas e à fé das pessoas que convivem conosco. Esta é uma data ainda que merece atenção especial no nosso país, uma vez que o Brasil é caracterizado pela ampla miscigenação cultural e diversidade religiosa. Vale lembrar que este é um Estado Laico, que assegura a total liberdade de culto religioso.
A incapacidade de lidar com as diferenças religiosas está diretamente ligada à dificuldade de administrar as próprias emoções. Pessoas emocionalmente inteligentes, por outro lado, têm a mente aberta e uma postura menos rígida em relação às crenças alheias. Vários fatores podem desencadear essa rigidez: maus tratos na infância, pais violentos ou inflexíveis, excesso de críticas, famílias disfuncionais e superproteção.
Aprendendo a respeitar as diferenças
Cada indivíduo tem uma maneira única de pensar e se comportar. As crenças pessoais são construídas a partir da maneira como os indivíduos interpretam aquilo que vivenciam, e é natural que cada um tenha sua própria crença baseada em suas experiências pessoais. Para que a convivência em sociedade seja possível, saudável e com relações duradouras, portanto, é fundamental que haja respeito às diferenças.
Confira algumas dicas para aprender a respeitar as diferenças e aprimorar o convívio em sociedade:
Entenda que sua verdade diz respeito somente a você
Algumas pessoas têm tanta necessidade de ter razão e, por isso, encontram muita dificuldade para aceitar diferentes opiniões. Pessoas que foram superprotegidas e mimadas na infância têm mais dificuldade para suportar as frustrações e não são capazes de lidar com diferentes opiniões e possibilidades.
Não entre em conflito
É importante compreender que as pessoas são diferentes, tem pontos de vista diversos e o respeito é a regra básica para qualquer relacionamento. Da mesma maneira que você espera ser compreendido, as outras pessoas esperam o mesmo.
Tenha flexibilidade
Quem age como dono da verdade é, geralmente, uma pessoa muito rígida e inflexível. Este tipo de indivíduo tende a ficar limitado dentro de própria razão, apresentando muita dificuldade de se colocar no lugar do outro. Essas características dificultam a possibilidade de conhecer outros pontos de vista e comprometem o aprendizado e a evolução do ser humano.
Desenvolva sua Inteligência Emocional
O desenvolvimento da Inteligência Emocional permite que você conquiste ferramentas que auxiliam na compreensão de seus próprios preconceitos e limitações. Ao entender suas emoções, você automaticamente se torna capaz de entender o outro e criar uma realidade mais flexível com as diferentes identidades, orientações sexuais e crenças. Invista no autoconhecimento e construa uma relação de amor com você, blindando-se de qualquer tipo de preconceito.