Celebrado em 13 de abril, o Dia do Beijo é uma data que homenageia um dos gestos de carinho e afeto mais fortes que fazem parte de um relacionamento na sociedade ocidental. Trata-se de um tipo de expressão de afeto fundamental para fortalecer e manter os laços entre um casal, e é importante que o hábito continue presente ao longo dos anos de relacionamento.
Benefícios do beijo
Beijar diminui o estresse
O beijo tem efeitos que podem ser comparados ao poder de um abraço: beijar alguém ativa hormônios da felicidade, como dopamina — que é um dos responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar — e serotonina, que ativa o estado de excitação e otimismo. Esses neurotransmissores barram o cortisol, que é liberado quando o indivíduo está estressado.
O beijo estreita laços
Além de diminuir os níveis de cortisol, beijar aumenta a produção de ocitocina – que é conhecido como o hormônio do amor e do afeto.
Beijar é um ótimo exercício facial
Você sabia que beijar exercita cerca de 30 músculos do seu rosto? É uma ótima prática para prevenir rugas e marcas de expressão!
Cultive o beijo para um relacionamento harmonioso
Um relacionamento amoroso, como tudo na vida, exige uma boa dose de dedicação e cuidado — seja pelo beijo, por meio de abraços ou com a troca de palavras carinhosas. Todas essas demonstrações estão relacionadas ao apreço, cuidado, afeto e atenção, componentes essenciais para garantir o equilíbrio emocional de um casal e para que relacionamento seja harmonioso.
É importante ressaltar que os gestos de carinho não se restringem apenas ao contato físico: um bilhete de bom dia fixado na geladeira ou uma mensagem no meio da tarde dizendo como a pessoa é especial são outros tipos de manifestação que funcionam como uma poderosa ferramenta para a manutenção da harmonia e cumplicidade entre o casal.
Desenvolva sua Inteligência Emocional
Com o desenvolvimento da Inteligência Emocional, você aprende a identificar e entender suas emoções e as de seu parceiro, de modo a lidar harmoniosamente com todos os sentimentos envolvidos no relacionamento.