Diversas pesquisas e estudos têm mostrado que a utilização da Hipnose em processos terapêuticos traz resultados significativos, especialmente em casos como transtornos alimentares, de ansiedade, sono, depressão, fobias e abuso de substâncias químicas. A Hipnoterapia é aprovada e regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) como ferramenta auxiliar no trabalho do psicólogo, conforme disposto pela Resolução nº 013/00.
A Hipnoterapia Cognitiva é uma técnica de psicoterapia que, para tratar psicopatologias, associa aspectos da hipnose clínica e da abordagem cognitivo-comportamental. Por meio de técnicas específicas e uso de imagens mentais, o paciente é conduzido a confrontar crenças e comportamentos disfuncionais, desenvolvendo estratégias de enfrentamento que sejam mais eficazes.
Dessa forma, é possível otimizar o processo terapêutico, diminuindo a intensidade do sofrimento promovendo a prevenção de recaídas e o aumento da qualidade de vida.
Hipnoterapia para emagrecer: técnica do balão intragástrico imaginário
O processo hipnoterapêutico consiste na inserção de um balão intragástrico imaginário. O método envolve equipe médica, sala de cirurgia e até monitoramento cardíaco — tudo na imaginação do paciente. Trata-se, na verdade, de uma técnica realizada por psicólogos, e envolve hipnose e terapia cognitivo-comportamental.
Um dos profissionais que abraçou esta estratégia é o psicólogo Benomy Silberfarb, de Porto Alegre, autor do livro Hipnoterapia Cognitiva. Aplicado por ele desde 1998, o chamado “Balão Intragástrico Imaginário” foi adaptado de um método desenvolvido por especialistas espanhóis.
Como funciona a cirurgia imaginária com a hipnoterapia
Nem todo mundo pode ser hipnotizado. Vale ressaltar que este tratamento não é uma hipnose do tipo “cacareje como uma galinha”: a pessoa fica consciente o tempo todo, e o processo é mais como um relaxamento profundo. Se o paciente quiser levantar e ir embora, ele pode fazer isso sem problemas, e este é um processo realizado em várias sessões nas quais a pessoa também aprende a identificar gatilhos.
A princípio, o paciente passa por uma série de avaliações que mostram se ele é ou não suscetível à hipnose, já que o método só é aplicado e funciona em quem acredita nos resultados. Em seguida, são realizadas de 10 a 12 sessões nas quais é executado um treinamento motivacional para que o cérebro seja estimulado repetidamente. Assim, a mente passa a ver cenários diferentes, controlando a ansiedade e a compulsão.
A cirurgia é imaginária, mas o paciente receberá estímulos para associar o que está acontecendo com uma cirurgia real. Silberfarb utiliza um software que simula sons de um centro cirúrgico, com direito até a monitor cardíaco. Quando a “anestesia” é aplicada, o psicólogo toca o braço da pessoa. O paciente ouve até mesmo o balão sendo inflado depois da aplicação, feita por uma “incisão” na barriga.
Nas sessões seguintes, o paciente aprende a se autohipnotizar e a fazer a “manutenção” do procedimento em casa. É bem simples, como um mantra a ser recitado todos os dias antes de ir para a cama.
Quais os efeitos da Hipnoterapia que ajudam a emagrecer?
Este tratamento ajuda o paciente a dizer um sonoro “NÃO” às tentações gastronômicas. Exemplo: você morre de nojo de cabelo na comida. Então, toda vez que o alimento proibido aparecer na sua frente para testar sua força de vontade, você verá cabelos nele. Desse modo, você deixará de comer e de engordar.
Querer associar a repulsa com a comida desejada varia de paciente para paciente, e não é uma estratégia obrigatória. Outra ferramenta que pode ser utilizada é a de muletas: se você é uma pessoa que come quando está estressada ou ansiosa, a estratégia consiste em usar uma âncora — como cruzar os dedos ou beber um copo de água, em vez de comer.