A labirintopatia, mais conhecida como labirintite, é uma doença infecciosa que afeta os labirintos — órgão localizado no ouvido interno e que é responsável pelo equilíbrio, postura e orientação do corpo.
Durante uma crise de labirintite, a pessoa sente tontura, vertigens, dor de cabeça e sensação de que vai cair. E, na verdade, a pessoa realmente pode cair a qualquer momento porque seu equilíbrio está alterado. Em uma crise aguda, os sintomas podem ser acompanhados por náuseas, vômitos, sudorese, febre e alterações gastrintestinais. Também pode aparecer uma sensação de ouvido tapado e zumbidos.
Caso a labirintite esteja associada a causas emocionais, ainda pode apresentar ansiedade, estresse, preocupação, tristeza ou crises de choro.
O que causa a labirintite física e emocional
As crises de labirintite geralmente indicam algum outro desequilíbrio no corpo, que pode ser físico ou emocional. Infecções e inflamações, como otite ou resfriados, são as principais causas para a doença. Outros fatores que podem provocar labirintite são a presença de tumores, doenças neurológicas, alterações genéticas, alergias e uso de medicamentos perigosos para a saúde do ouvido.
A labirintite emocional, por sua vez, está relacionada a problemas emocionais como ansiedade e depressão. Situações que causam estresse, ansiedade, aborrecimentos, luto ou excesso de trabalho podem prejudicar o labirinto e suas estruturas, causando as crises de labirintite.
Como tratar a labirintite emocional
O acompanhamento psicológico é fundamental para tratar a labirintite emocional. É importante identificar a principal causa que desencadeou o problema e os aspectos relacionados a essas causas — que podem ser memórias intrauterinas de rejeição, abandono, traumas de infância, falta de Inteligência Emocional, entre outras coisas que podem desencadear os desequilíbrios emocionais.
Dicas para combater a labirintite emocional
Durante uma crise, o melhor a fazer é manter o olhar em um ponto fixo e tentar se equilibrar. Evite deitar e ficar de olhos fechados.
Confira outras dicas para o dia a dia que ajudam a evitar as crises:
– Evite consumir sal e açúcar, principalmente os refinados;
– Evite chocolate, café e álcool;
– Evite ambientes estressantes, principalmente ambientes barulhentos;
– Consuma muita água;
– Elimine o cigarro e evite ambientes com pessoas fumando;
– Pratique atividades físicas;
– Evite o consumo de refrigerantes e sucos industriais;
– Invista na ingestão de legumes verde escuros e frutas;
– Cuide da sua Inteligência Emocional;
– Pratique o autoconhecimento.
Cuide da sua Inteligência Emocional
Na linguagem emocional, depressão é caracterizada por tristeza, ansiedade é medo em excesso, estresse e falta de equilíbrio. As doenças relacionadas à labirintite emocional são resultado da incapacidade de lidar com as próprias emoções. Sentimentos que ficam reprimidos durante toda a vida podem desencadear doenças emocionais e físicas a qualquer momento.
Por isso, desenvolver a sua Inteligência Emocional é fundamental para manter uma vida feliz e saudável. Conheça o Método LOTUS e esteja sempre em dia com suas emoções e sua consciência, sem permitir que elas controlem a sua vida e adoeçam sua mente ou seu corpo.
Imagem: © Depositphotos.com / SIphotography