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© Depositphotos.com / undrey É possível tornar a demissão menos traumática e estressante.

A demissão é sempre algo muito difícil. Tanto para o gestor que precisa desligar um colaborador e, mais ainda, para quem é cortado do quadro de funcionários. Neste momento, é preciso ter uma boa dose de empatia e tato para saber dar a notícia e não tornar a situação ainda mais estressante.

Vá direto ao ponto durante a demissão

Evite fazer rodeios ou começar a conversa com frases clichês como: “eu não sei como dizer isso” ou “ isso é difícil para mim”. Por mais que você se sinta mal em precisar demitir alguém, torne esse momento o mais profissional possível. É preciso entender que ser demitido gera muita ansiedade no colaborador. Por isso, tente ser o mais claro, conciso e direto possível. Sempre com muito respeito, é claro.

Não é a hora de feedback

A demissão precisa ser o último recurso. Todos os feedbacks já deveriam ter sido dados e, já que a organização optou pelo desligamento, não faz sentido dizer o que o colaborador deveria ter feito e não fez.

Evite comparações

“Você não apresenta os mesmos resultados como os colegas da sua equipe” – esse tipo de atitude não é lá muito correta. Os colaboradores que são desligados são por questões comportamentais, por não cumprir as regras ou não atingirem suas metas. Comparar funcionários pode dar margem para que a decisão profissional seja feita por afinidades pessoais.

Explique os reais motivos da sua decisão

Evite dar desculpas como “você é um excelente profissional, mas precisamos cortar pessoal” ou então “sabemos que você não está feliz aqui”. Seja sincero e explique os reais motivos para o desligamento. Frases prontas soam como uma desvalorização do profissional e pode fazer com que ele pense em processar a organização. Seja sincero no momento da demissão.

Tenha empatia

A empatia – capacidade de se colocar no lugar do outro – é uma habilidade que pode ser trabalhada com o desenvolvimento da Inteligência Emocional. Se você quer ser um profissional mais empático e um líder mais assertivo, conheça o Método LOTUS.

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