A vida a dois pode ser muito desafiadora: são pessoas diferentes tentando ter uma vida em comum. A rotina, as diferenças, as brigas constantes, a quebra de confiança, a dificuldade de convivência e o ciúme excessivo podem desgastar a relação, fazendo com que o casal se distancie.
Quando isso acontece, dar um tempo pode ser a solução para conseguir recomeçar e reviver o amor. Esta, porém, não é uma tarefa fácil de ser realizada, e requer muita conversa, respeito mútuo e vontade de fazer a relação dar certo.
Dar um tempo ou terminar?
Quando o relacionamento passa por muitos momentos de brigas e poucos de harmonia e felicidade, é preciso reavaliar a união. Talvez dar um tempo seja suficiente para encontrar algumas respostas e valorizar o companheiro, e talvez terminar seja a melhor solução para criar uma realidade diferente e mais feliz.
Dar um tempo ou terminar a relação são situações que colocam os indivíduos diante do novo e do desconhecido: os hábitos mudam, os programas são diferentes e os planos precisam ser reavaliados. Alguns casais, inclusive, optam por dar um tempo simplesmente por não terem coragem de terminar a relação e encarar o desconhecido.
Na hora de decidir entre dar um tempo e terminar, avalie se ainda existe sentimento, confiança, desejo, sonhos em comum, aprendizados compartilhados e disposição para o relacionamento. Caso a resposta seja positiva, vale a pena dar um tempo e tentar recomeçar com as mudanças necessárias.
Por outro lado, se acabou a confiança e o respeito, as vidas começaram a tomar rumos diferentes e sem sonhos em comum, talvez seja a hora de colocar um ponto final. Neste caso, pode ser que o sentimento de amor tenha se transformado em comodidade.
Como dar um tempo de forma construtiva
Para evitar ainda mais desentendimentos e discussões, o casal precisa definir as regras desse tempo: se continuarão se falando, se manterão a fidelidade, quanto tempo durará este distanciamento e o que acontecerá nesse período.
Durante o tempo, é preciso que ambos se dediquem a refletir e ouvir seus sentimentos. Algumas perguntas que poderão ajudar nesse processo são:
- Por que esse relacionamento merece uma segunda chance?
- Quais são seus sonhos em comum?
- O que te faz feliz? O relacionamento permite que você viva isso?
- O que você precisa mudar e/ou melhorar? Você está disposto a realizar essas mudanças?
- O que você acredita que o outro precisa mudar e/ou melhorar?
- Você ainda é capaz de admirar seu parceiro, mesmo com todas as suas limitações e dificuldades?
- O que você precisa aceitar em seu parceiro?
- O que você ganha permanecendo nessa relação?
- O que você perde permanecendo nessa relação?
- O que você perde saindo dessa relação?
- O que você ganha saindo dessa relação?
Desenvolva sua Inteligência Emocional
Se você está enfrentando problemas em seu relacionamento, o primeiro passo é respirar fundo e olhar o problema de fora, reconhecendo seu papel e sua responsabilidade nesse contexto. Você não precisa necessariamente dar um tempo no relacionamento: no Método LOTUS você viverá um final de semana que mostrará as respostas para resolver seus conflitos internos e, consequentemente, os problemas da sua relação.