Estamos vivendo um momento complicado. A pandemia do Coronavírus (Covid-19) ocasionou – e ainda o faz – vários impactos no mundo e se não tivermos consciência das nossas ações agora, podemos entrar em um estado emocional prejudicial para a nossa saúde e bem-estar.
Isolamento social, atenção redobrada com a higiene, preocupações financeiras, mortes e mudança radical da rotina. Tudo isso acontecendo de uma vez só.
Para quem já sofre de transtornos psicológicos como depressão e ansiedade, esse período acaba sendo mais complicado. Para outras pessoas, pode se tornar o gatilho para desenvolver essas condições.
Então, como manter o equilíbrio emocional nesse momento de incertezas?
Confira, abaixo, a importância de não deixar o medo dominar nosso corpo e mente, e algumas dicas práticas para você cuidar das suas emoções!
Veja mais: “25 doenças que podem ter origens emocionais”
O medo em excesso e suas consequências
O medo é uma emoção natural do ser humano, responsável pela nossa sobrevivência desde o primórdio dos tempos.
Essa emoção nos leva à ação, impulsiona a criatividade e delimita nossos comportamentos. Porém, em momentos como esse que estamos vivendo agora, com a pandemia do Coronavírus, podemos senti-la em excesso se não soubermos olhar para nós mesmos.
Isso causa diversos desequilíbrios no nosso corpo, pois o medo aumenta o estresse e hormônios como adrenalina e cortisol em nossa corrente sanguínea, diminuindo a resistência do organismo.
E isso só nos deixa mais vulneráveis para pegar algum tipo de vírus ou bactérias.
Para combater o medo, precisamos nos informar, assim, não alimentamos pensamentos negativos sobre o assunto.
Então, traga à sua consciência informações coerentes sobre o momento que estamos passando, mas sem ficar o dia inteiro se bombardeado com essas notícias porque isso vai gerar o efeito contrário!
A Organização Mundial da Saúde (OMS), disponibilizou uma página com as principais dúvidas sobre o Coronavírus, clique aqui para acessar.
O que fazer para equilibrar o medo na quarentena?
• Atividades como yoga, meditação, atividades físicas, entre outros, ajudam a reduzir o cortisol e aliviar o estresse;
• Reforce a sua imunidade se alimentando bem todos os dias, com frutas, sementes, verduras e legumes em todas as refeições;
• Tenha uma boa noite de sono, dormindo de sete a oito horas por dia e evite usar celular e computador uma hora antes de dormir, preparando a sua mente para o descanso;
• Use a tecnologia ao seu favor, fazendo chamadas de vídeo ou telefone com os seus amigos e familiares, matando a saudade e reforçando seu círculo de apoio.
Esse período também é de aprendizado
Quando foi a última vez que você teve tempo para perceber o que é importante na sua vida? E para praticar realmente a empatia?
Respeitar e cuidar das pessoas que estão a nossa volta, mesmo quando não conhecemos quem elas são, é o verdadeiro significado de empatia. Esse momento está trazendo isso para nós, a consciência coletiva.
Aproveite para rever os seus comportamentos, crenças, analisar os seus planos… o que você realmente quer para a sua vida.
Essa crise vai passar e o modo como você está lidando com isso é o que vai ficar de aprendizado!
Veja mais: “Afinal, o que é Inteligência Emocional?”
Ter Inteligência Emocional nunca foi tão importante
Entender e identificar nossas emoções é extremamente importante para enfrentar situações difíceis e também, colher o que elas têm de melhor para oferecer.
Desenvolva a sua Inteligência Emocional no treinamento Lotus Inteligência Emocional e esteja preparado para o futuro!