O consumo excessivo de álcool afeta diretamente no reconhecimento as emoções e leva à perda da Inteligência Emocional – é o que aponta um estudo realizado pela Universidade de São Paulo. A pesquisa foi feita pela equipe de Saúde da Faculdade de Medicina, em Ribeirão Preto, e analisou os pacientes que fazem tratamento contra o álcool e também voluntários saudáveis.
A psicóloga e pesquisadora Mariana Donadon, diz que os participantes apresentaram dificuldade para reconhecer as emoções no rosto de outras pessoas e que essa característica impede comportamentos e reações adequadas ao ambiente.
Diferente do grupo saudável, os indivíduos que são dependentes de álcool cometeram mais erros no reconhecimento de emoções como alegria, medo, tristeza e nojo. Além da dificuldade em reconhecer e entender as emoções, a pesquisa também mostrou que os efeitos neurotóxicos do álcool afetam circuitos neurais o que pode ocasionar reações muito inadequadas. Isso gera um círculo vicioso: pela falta de Inteligência Emocional, os dependentes acabam utilizando mais a bebida para fugir de qualquer situação considerada desconfortável.
Confira os principais sintomas do alcoolismo
- Grande necessidade de ingerir álcool
- Aumento sucessivo das doses por conta do efeito cada vez menor
- Abstinência quando o consumo é interrompido de forma drástica
- Deixar de realizar outras tarefas e abandonar interesses
Quais fatores levam uma pessoa a desenvolver o vício em álcool?
- Fatores genéticos e padrões familiares
- Traumas na infância como a rejeição, por exemplo
- Desequilíbrio emocional
- Baixa autoestima
- Insegurança
- Influências externas
Como combater o abuso de álcool
O primeiro passo para combater o alcoolismo é perceber e assumir o vício. É preciso admitir que não se trata apenas de um abuso e sim uma dependência. A falta de Inteligência Emocional agrava ainda mais o quadro e, geralmente, faz com que o indivíduo seja levado pelo impulso e pela necessidade de suprir suas necessidades.
Quando não desenvolvemos o entendimento de como cada emoção interfere nas nossas ações e comportamentos, acabamos criando maneiras inconscientes de extravasar. Para aprender a controlar vícios, é preciso aprender entender, lidar e controlar as próprias emoções.
Caso você esteja passando por um processo com este ou conviva com alguém que esteja, conheça o Método LOTUS e aprofunde o conhecimento de suas emoções. Trata-se de um treinamento que propõe o entendimento dos gatilhos que levam ao desenvolvimento de vícios.