No livro O Monge e o Executivo, James Hunter diz que liderança é “a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum”.
A principal função de um líder é conduzir pessoas de forma que elas possam oferecer o melhor de si. Trata-se de um profissional responsável por administrar, gerir e garantir que os processos de trabalho sejam efetivos e tragam melhores resultados para a empresa. Além disso, cabe ao líder manter sua equipe sempre motivada e satisfeita.
Tipos de líder
Existem diversas teorias e modelos de liderança e, atualmente, podemos destacar alguns tipos de liderança dentro de uma empresa, baseados em estudos comportamentais e de personalidade.
Os três tipos de liderança descritos abaixo fazem parte de uma das principais teorias sobre liderança: a Teoria Comportamental, que associa a forma como os líderes se relacionam e administram a equipe com três tipos de liderança: autocrática, democrática e liberal.
Líder autocrático
Focado apenas na execução de demandas e tarefas, este líder segue rigorosamente as leis e as regras estabelecidas pela empresa. Sua liderança leva em conta apenas sua opinião, sem dar abertura para contribuições de outros colaboradores ou subordinados.
O líder autoritário acredita que apenas ele deve definir o que, como, quando e em quanto tempo as tarefas devem ser feitas. Este tipo de liderança não valoriza as competências e os resultados da equipe, criando um ambiente de extrema pressão e cobrança. Em geral, este líder influencia a equipe de maneira negativa, gerando desmotivação e improdutividade.
Líder democrático
Este líder aceita a contribuição de toda a equipe, pois acredita que a opinião de todos é importante para o resultado final. Além disso, este tipo de liderança mantém um bom relacionamento interpessoal com seus colegas e subordinados, colhendo comportamentos e contribuições positivas da equipe nos processos de trabalho.
Líder liberal
Este é um profissional mais liberal, que não supervisiona seus subordinados o tempo todo, deixando todos à vontade para exercer suas atividades. Esta influência é positiva quando a equipe é madura o suficiente para “caminhar com as próprias pernas” e sabe exatamente quais resultados deve entregar. Esta liderança é benéfica, pois estimula a criatividade da equipe.
Tipos de líderes na atualidade
Outros tipos de líderes podem ser classificados de acordo com novas observações de liderança dentro das empresas. Veja os três principais:
Indeciso
Não assume responsabilidades, não toma direção efetiva das coisas e vive no jargão “deixa como está para ver como é que fica”. Como consequência, a equipe de trabalho fica desorganizada e insegura, gerando atritos.
Situacional
Assume um estilo de liderança que depende mais da situação do que da personalidade. A postura deste líder nasce diante das diferentes situações que ele observa no dia a dia, se adequando a cada situação. A reação do grupo é de segurança e motivação por certo tempo, mas sem nunca saber como será na próxima vez.
Emergente
Surge e assume o comando naturalmente, porque é o profissional que reúne mais qualidades e habilidades para conduzir o grupo aos objetivos relacionados a uma situação específica. O grupo reage bem a este tipo de liderança, participando e colaborando com a certeza de que o líder saberá o que fazer se houver alguma emergência.
Inteligência Emocional e Liderança
Você se identificou com algum dos tipos de liderança descritos acima? Seja qual for seu perfil, um bom líder precisa saber se relacionar com pessoas e, para isso, desenvolver a Inteligência Emocional é fundamental. Se você quer se relacionar de forma positiva e desenvolver o líder que existe em você, conheça o Método LOTUS, um treinamento que mostrará todo o seu potencial e sua capacidade de conduzir e se relacionar.
Imagem: © Depositphotos.com / depositedhar