Caracterizada pela dificuldade para dormir e ter uma noite tranquila, a insônia pode ser ocasionada por diversos fatores: preocupações em excesso, traumas, ansiedade ou problemas específicos de saúde. Trata-se de um distúrbio do sono que prejudica diretamente a qualidade de vida do indivíduo, uma vez que este é um problema que gera cansaço, irritabilidade, dificuldades de concentração e problemas de humor.
Além disso, a falta de energia ocasionada pela privação do sono gera problemas que interferem significativamente na vida pessoal, profissional e na saúde física e emocional do indivíduo.
Principais causas que desencadeiam o problema
- Excesso de preocupações relacionadas a assuntos específicos e pontuais;
- Ansiedade;
- Estresse por conta do trabalho;
- Rotina irregular e alterações no relógio biológico;
- Depressão;
- Distúrbios psiquiátricos;
- Doenças como refluxo gastresofágico, distúrbios na tireoide, insuficiência cardíaca e doenças pulmonares;
- Maus hábitos como tomar muito café, o uso de álcool e drogas, fumar, consumo de medicamentos que possuam substâncias estimulantes ou trabalhar em excesso e até tarde.
Como as emoções interferem para o desenvolvimento do problema
Muitos transtornos ou doenças são uma maneira que o corpo encontra de sinalizar que algo não vai bem. O organismo nota esse desequilíbrio e o manifesta por meio da insônia ou de outros tipos de doenças emocionais.
É comum que mulheres grávidas tenham insônia por conta dos diversos desconfortos físicos comuns da gestação, além dos desequilíbrios hormonais e da ansiedade pela chegada do bebê. A Inteligência Emocional defende que os bebês sentem e interpretam tudo que a mãe sente durante o período gestacional e, por esse motivo, pessoas que sofrem de insônia podem ter desenvolvido o problema ainda no útero materno. Nesses casos, procedimentos terapêuticos são ferramentas eficientes para solucionar o problema por meio de reprogramação emocional e autoconhecimento.
Dicas para evitar a insônia
Utilize técnicas de relaxamento
Ouvir músicas relaxantes, utilizar relaxamentos induzidos ou relaxamento muscular progressivo são ações que ajudam a esvaziar a mente e preparar o corpo para descansar e adormecer. As técnicas de relaxamento para diminuir a ansiedade são muito eficientes para minimizar os pensamentos e emoções que dificultam o processo de adormecimento.
Prepare o ambiente
Evite deitar com a televisão ligada ou ouvindo música. Desconecte-se e utilize seu quarto apenas dormir. Diminuir a luz, evitar ruídos e qualquer tipo de agitação é fundamental, assim como não realizar atividades estimulantes antes da hora de ir para a cama.
Estabeleça uma rotina
Ter horários bem definidos para dormir e acordar auxilia no condicionamento da mente e do corpo e, consequentemente, ajuda a combater a insônia.
Elimine hábitos ruins
Evite comer muito antes de dormir e tente fazer refeições mais leves durante a noite, evitando ingerir bebidas alcoólicas, cafeína, drogas e nicotina.
Cuide de suas emoções
Aprender a identificar e lidar com as próprias emoções é fundamental para ter noites de sono mais tranquilas. Evitar o estresse, minimizar as preocupações, reduzir a ansiedade e perceber maneiras de lidar com as emoções de forma saudável é fundamental para diminuir as tensões que causam dificuldade para adormecer.