A ansiedade é um mecanismo de defesa do ser humano e, quando bem dosada, permite que a pessoa se prepare antecipadamente para determinada situação. Sem ela, o indivíduo ficaria totalmente vulnerável aos perigos e ao desconhecido. Porém, ao mesmo tempo em que a ansiedade pode ajudar na preparação e até estimular a ação, ela também pode paralisar e impedir a reação.
Quando a ansiedade surge repentinamente, em momentos em que não há nenhum risco real ou quando é desproporcional à situação vivida no momento, ela pode ser considerada patológica. Os distúrbios de ansiedade são o tipo mais comum de distúrbios psiquiátricos.
O que é o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é o tipo mais amplo de ansiedade. Uma pessoa é diagnosticada com TAG quando apresenta pensamentos ansiosos por pelo menos seis meses, acompanhada por sintomas físicos e prejuízos no dia a dia.
No Transtorno de Ansiedade Generalizada, o indivíduo se preocupa antecipadamente e de forma desproporcional, sendo que esta preocupação geralmente está associada a situações que podem nem ser reais. Pessoas que sofrem de TAG sentem que as preocupações não acabam, passando de um problema para outro e se preocupando excessivamente com eles.
Sintomas do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
Pessoas que sofrem de TAG apresentam os seguintes sintomas:
– Preocupações constantes sobre todas as coisas;
– Medo excessivo de ser criticado, humilhado e julgado;
– Falta de capacidade para controlar os pensamentos e preocupações;
– Dificuldade para lidar com imprevistos e incertezas;
– Necessidade de controlar tudo e todos;
– Planejamento em excesso;
– Tendência a sempre esperar que o pior aconteça;
– Incapacidade de se livrar das preocupações, mesmo sabendo que a ansiedade é mais intensa do que a situação exige;
– Hábito de encontrar outro problema imediatamente após se livrar de uma preocupação;
– Incapacidade de relaxar;
– Dificuldade de manter a concentração e o foco;
– Dificuldade para dormir e manter o sono, porque a mente fica muito ativa;
– Tensão, dor de cabeça, rigidez muscular ou dores no corpo constantes;
– Sentimento de inquietação;
– Problemas de estômago, náuseas, diarreia e fadiga;
– Tremedeira, sudorese, taquicardia e falta de ar.
Transtorno de Ansiedade Generalizada e Inteligência Emocional
A ansiedade está totalmente ligada às emoções. Alegria, medo, tristeza e raiva podem deixar uma pessoa ansiosa em questão de segundos, especialmente se ela não souber como lidar com esses sentimentos. Ter consciência de suas emoções e entender como elas interagem com seus pensamentos e comportamentos é fundamental para não perder o controle e acabar desencadeando uma crise de ansiedade.
É necessário sair do automático e fazer com que esses mecanismos de defesa do corpo se tornem uma escolha. Se você deseja controlar sua ansiedade, é fundamental desenvolver consciência sobre sua vida, seus pensamentos e emoções. Conheça nossos treinamentos de Inteligência Emocional e comece agora seu processo de mudança.
Imagem: © Depositphotos.com / mathom