Como você se relaciona verbalmente com as pessoas? Com seus filhos, cônjuge, pais, irmãos, colegas de trabalho, equipe? A maioria das suas palavras são positivas e amorosas ou negativas e agressivas?
A forma como nos comunicamos diz muito sobre quem somos e qual é nossa visão de mundo. Isso porque as palavras são formas de expressão do nosso inconsciente que, a partir dos conteúdos internos, cria pensamentos e os transforma em palavras.
É comprovado cientificamente que os pensamentos e as palavras são capazes de desencadear respostas químicas que fortalecem ou enfraquecem o indivíduo. Para cada tipo de pensamento, o cérebro ativa a produção de diferentes hormônios, que podem causar bem-estar ou estresse e desconforto.
O poder das palavras
Palavras e pensamentos negativos ativam as crenças de fracasso, enquanto as palavras positivas ativam crenças de sucesso. As palavras têm uma relação direta com a história de vida dos indivíduos, com o sistema de crenças pessoais e com os aprendizados e experiências vivenciadas ao longo da vida, desde a infância.
Se ouvimos palavras positivas e frases de motivação durante a infância, recebemos afeto, reconhecimento, amor e tivemos comportamentos negativos corrigidos, desenvolvemos a autoestima de forma positiva e crescemos mais confiantes e confortáveis para ser quem realmente somos.
Ler, pensar ou verbalizar palavras é o suficiente para disparar respostas positivas ou negativas em uma pessoa, já que todo o seu conteúdo existe internamente e precisa de estímulos para se expressar. Entenda como as palavras podem representar estímulos construtivos ou destrutivos:
Pensamentos e palavras negativas (ditas ou ouvidas)
Pensamentos e palavras negativas fazem você entrar em contato com seu sistema de crenças negativas, que foi construído desde o seu nascimento: durante a infância, ouvimos informações e as registramos de acordo com nossas interpretações do momento. Crenças do tipo “eu não sou capaz”, “eu não consigo” e “eu não mereço” são coisas que um dia você ouviu de alguém e acreditou que era verdade. Se não questionarmos essas crenças, todos esses pensamentos se tornarão os guias das nossas vidas.
Pensamentos e palavras positivas (ditas ou ouvidas)
Palavras e pensamentos positivos ativam um sistema de crenças positivas. Se você cresceu ouvindo palavras de otimismo e incentivo (como “você é amado”, “você pode ser feliz”, “você consegue”, “eu acredito em você” e “o mundo é bom”), certamente terá pensamentos e atitudes mais positivas em sua vida.
Isso explica porque as palavras são capazes de transformar tanto a vida pessoal como a vida profissional. As palavras lidam diretamente com nossa capacidade de autorrealização e autoconfiança, criando um ambiente de vitória e sucesso ou de fracasso e derrota.
Palavras positivas e as mudanças significativas
A utilização de palavras positivas deve ser incorporada em todas as áreas da vida: na família, sociedade, empresa e especialmente em papeis de liderança.
As palavras são escolhas, e elas têm o poder de impulsionar ou desmotivar, inspirar ou desencorajar, ajudar ou magoar. Cada vez que falamos, temos a opção de influenciar positiva ou negativamente e, se você escolher agir de forma positiva, saiba que pode mudar a sua realidade.
As palavras positivas são um instrumento poderoso para nutrir, fortalecer e restaurar relacionamentos. Elas nos permitem mudar vidas — tanto a nossa quanto a das pessoas ao nosso redor.
Os pensamentos são magnéticos e emitem uma frequência capaz de influenciar as coisas e pessoas. Quando nos expressamos com cuidado, gentileza, respeito e gratidão, entramos em uma frequência positiva, atraindo coisas benéficas nas nossas vidas. Por outro lado, quando nos expressamos com grosseria, reclamando e encontrando culpados, entramos em uma frequência negativa, atraindo coisas negativas.