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© Depositphotos.com / wowomnom O marketing emocional cria uma conexão sentimental entre marca e cliente, incentivando a aquisição de produtos.

Você já se emocionou assistindo a uma propaganda ou comercial? O ser humano é movido pelas emoções, uma vez que elas estão presentes em todas as situações e são responsáveis pelos vínculos mais profundos. Quanto mais intensa a emoção, mais profunda é a conexão.

De olho nisso, as empresas têm explorado os aspectos emocionais para criar uma conexão emocional com o consumidor e, assim, vender seus produtos e serviços. O marketing emocional atua justamente atraindo o consumidor por meio de suas emoções e sentimentos.

Esta é uma técnica que utiliza mensagens e imagens para aflorar emoções, estimulando o consumidor a se identificar e criar um vínculo com a marca. Para isso são trabalhados sentimentos relacionados à infância, história de vida, família, autoestima e sonhos.

Marketing emocional: além do consumidor

O marketing emocional é uma estratégia de comunicação capaz de inspirar o cliente a consumir e se manter fiel à marca. A prática deste tipo de marketing gera uma reação positiva, reforçando o posicionamento e a imagem da marca. Para que a mensagem seja correta, é preciso que a empresa conheça profundamente a sua própria marca, bem como as expectativas e gatilhos emocionais que afetam seu público-alvo.

Diferenciais das empresas que praticam o marketing emocional

– Sabem o impacto emocional que a marca pode causar aos consumidores;

– Causam impacto pela memória que o produto pode proporcionar;

– Se comunicam emocionalmente com seus consumidores, focando na maneira como eles poderão se sentir ao consumir os produtos ou serviços;

– Oferecem uma experiência emocional ao vender seus produtos ou serviços;

– Entendem as necessidades e expectativas dos consumidores, projetando uma mensagem que se comunica justamente com isso;

– Entendem os gatilhos emocionais de seus clientes, relacionando-os com seus produtos ou serviços;

– Constroem um laço com o consumidor, fazendo com que a marca se torne um estilo de vida;

– Trabalham com mensagens que elevem a autoestima e valorizem as emoções dos consumidores;

– Provocam emoções como felicidade, desejo, saudade, amor, entre outras.

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