Olhar para algumas situações com frieza é importante para ajudar o indivíduo a tomar decisões de maneira mais racional, sem ser levado pelas emoções. Por outro lado, usar a intuição e seguir o coração também são atitudes fundamentais para uma vida mais equilibrada, feliz e sem arrependimentos. Algumas pessoas têm dificuldade para expressar seus sentimentos, e conviver com esses indivíduos pode ser um pouco frustrante para a maioria das pessoas.
Por trás da frieza, entretanto, geralmente existem algumas feridas da infância e interpretações da vida intrauterina que fizeram com que o indivíduo desenvolvesse esse tipo de personalidade. Os vínculos primários estão diretamente relacionados a esta característica e, se durante os primeiros anos de vida a criança se sentiu abandonada ou rejeitada, é possível que ela tenha entendido que se manter fechada para os sentimentos é única maneira de se proteger da rejeição.
Quando se tornam adultos, esses indivíduos continuam repetindo o padrão de comportamento e apresentam dificuldade para demostrar emoções ou falar sobre como se sentem. Outras possíveis razões que explicam o comportamento de pessoas frias estão relacionadas a fatores da vida adulta, tais como: decepções amorosas, estresse, excesso de desconfiança e medo de se machucar.
Principais características de pessoas frias emocionalmente
- Distanciamento emocional;
- Falta de empatia e compaixão;
- Timidez;
- Introversão;
- Dificuldade com intimidade;
- Tendência a ser excessivamente crítico;
- Isolamento social.
É importante entender que as emoções continuam existindo nas pessoas frias e, como todas as coisas no Universo, esta é uma energia que precisa ser liberada em algum momento. Quando são reprimidas e bloqueadas, e têm suas mensagens e significados ignorados, essas emoções inevitavelmente encontram uma forma de se expressar fisicamente — seja por meio de doenças com causas emocionais ou por padrões de comportamentos prejudiciais.
Como trabalhar suas emoções
Caso você possua seja uma pessoa emocionalmente fria, é importante desenvolver a Inteligência Emocional e criar consciência sobre o que cada sentimento representa em sua vida. Para isso, comece desenvolvendo o autoconhecimento: conheça suas emoções e como elas afetam sua vida, identifique padrões de comportamentos e mecanismos de proteção. Ao compreender seu próprio funcionamento, você automaticamente consegue acessar os gatilhos que barram sua capacidade de demonstrar sentimentos e emoções.
lembre-se: todas as pessoas têm capacidade de desenvolver habilidades emocionais, e a Inteligência Emocional pode ser desenvolvida, treinada e aprimorada por meio da construção de novos hábitos e formas de pensar e se comportar.