O ambiente de trabalho é um local em que somos avaliados o tempo todo — pelos nossos superiores, pelos colegas de trabalho, clientes e até por nós mesmos. Por isso, não basta apenas gerar e entregar resultados: também é necessário ter estabilidade emocional para se dar bem profissionalmente.
Reagir com calma e segurança, responder bem a situações de estresse, saber se relacionar de forma positiva e construtiva e usar o máximo de suas qualidades são alguns aspectos que caracterizam a estabilidade emocional. Trata-se de um conjunto de escolhas e comportamentos que só são adquiridos por meio do desenvolvimento da Inteligência Emocional.
Características de quem tem estabilidade emocional no trabalho
Conheça a seguir as seis principais qualidades das pessoas que possuem estabilidade emocional no trabalho e que são desenvolvidas com o uso da Inteligência Emocional:
Resiliência
Uma pessoa resiliente não entra em desespero diante de algum imprevisto ou adversidade, muito pelo contrário: ela desafia a situação e aprende com os erros cometidos. Um profissional resiliente é capaz de trabalhar sob pressão e de perseverar diante dos problemas, está preparado para ouvir um “não” e encara essas negativas como incentivo para buscar um “sim”. Em um mercado cada vez mais competitivo, esta é uma atitude fundamental para o sucesso.
Autoconhecimento
Pessoas que desenvolvem o autoconhecimento reconhecem seus comportamentos, suas atitudes, limitações e potenciais, tornando-se mais autênticos e seguros de si. A autopercepção permite que a pessoa saiba qual a sua reação diante de cada emoção e situação, permitindo que ela tenha autocontrole e encontre formas assertivas de se comportar. Essas pessoas são capazes de estabelecer relações interpessoais saudáveis e conquistar a confiança dos colegas de trabalho.
Assertividade
Ser assertivo é saber se posicionar de forma firme e educada: é saber dizer sim quando esta for a resposta mais adequada, mas também saber dizer não quando necessário. Uma pessoa assertiva sabe se comunicar de forma segura e passar uma mensagem sem manipular os outros, dizendo o que é preciso ser dito. Ser assertivo é ser objetivo, honesto, transparente e saber ouvir a opinião dos outros. Com essa atitude, sempre respeitosa e séria, é possível conquistar a credibilidade e confiança das pessoas.
Positividade
Pessoas positivas extraem o melhor de cada situação e conversam com as pessoas sobre o lado positivo das coisas. Trata-se de um comunicador positivo. Da mesma forma que um ambiente de trabalho ruim pode influenciar no humor das pessoas, a positividade de uma pessoa também pode interferir no ambiente e gerar um clima mais calmo e agradável.
Automotivação
Pessoas motivadas encontram equilíbrio nas principais áreas de sua vida, são conscientes de suas escolhas e de sua jornada, sabem quais são os fatores que a motivam e batalham por eles. Além disso, elas sabem qual seu papel e importância no mundo, no ambiente familiar e no âmbito profissional, sentindo-se motivadas a cumprir seu propósito.
Inteligência Emocional
Pessoas que tem Inteligência Emocional sabem controlar e lidar com as emoções, sem deixar que elas interfiram negativamente em suas relações. Elas sabem compreender e respeitar as diferenças entre as pessoas, sem exigir que todos sejam e pensem como ela. Além de lidar com as emoções de forma positiva, são capazes de compreender que todas as pessoas têm limitações e fraquezas que devem ser respeitadas, sendo menos críticas em relação a elas e aos outros.
Você se identificou com alguma dessas qualidades? Você sente que tem estabilidade emocional no trabalho? A Inteligência Emocional pode ser desenvolvida, treinada e praticada diariamente, e o Método LOTUS existe para isso: ajudar no seu processo de desenvolvimento emocional.
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