Independentemente de sua formação acadêmica, experiência profissional e habilidades técnicas, é preciso ter atitudes positivas e criar relações funcionais para construir uma carreira de sucesso. Um bom ambiente de trabalho é composto por relações respeitosas, comportamentos positivos e bons relacionamentos, o que contribui diretamente para o aumento do comprometimento entre os colaboradores e para a melhoria dos resultados alcançados.
Comportamentos que fazem a diferença no ambiente de trabalho
– Adote uma postura positiva frente aos desafios, tirando o foco do erro e encontrando alternativas eficazes buscando a resolução de problemas;
– Seja pontual e evite atrasos, tanto para chegar no trabalho como na entrega de relatórios ou para entrar em reuniões;
– Pratique a escuta: saiba ouvir e dê espaço para que seus colegas de trabalho possam expressar suas opiniões. Comunique-se corretamente com as pessoas, olhando nos olhos, demonstrando atenção e estabelecendo um diálogo;
– Comprometa-se com as tarefas e com a equipe, seja proativo e colabore sempre que puder — mesmo em atividades que não sejam sua responsabilidade;
– Seja positivo. As palavras positivas são um instrumento poderoso para nutrir, fortalecer e restaurar relacionamentos;
– Construa relações saudáveis com os colegas de trabalho, respeitando as diferenças e as limitações das pessoas;
– Contribua para a construção de uma imagem positiva da organização perante seus públicos de interesse;
– Sorria, deseje bom dia e espalhe uma boa energia;
– Ajude quem tiver com alguma dificuldade, seja ajudando a resolver um problema ou apenas escutando um desabafo;
– Ensine algo que você sabe;
– Fuja de fofocas, procurando sempre focar no lado positivo das pessoas;
– Agradeça por um trabalho bem feito, reconheça as qualidades e acertos das pessoas;
– Seja educado, e lembre-se de falar “por favor” e “obrigada”;
– Envie mensagens de motivação e reconhecimento, pois elas podem mudar o dia de uma pessoa;
– Tenha uma boa postura, ande de forma calma, abra e feche as portas de forma educada, peça licença antes de entrar na sala de alguém, sente-se apenas se for convidado, maneje os materiais com sutileza e esteja atento ao tom de voz e ao volume utilizado.
Inteligência Emocional no trabalho
Você sabia que é possível mudar sua atitude e adotar comportamentos mais positivos por meio do desenvolvimento da Inteligência Emocional? A Inteligência Emocional é fundamental encarar melhor as situações e pressões enfrentadas no dia a dia profissional, impedindo que os problemas afetem sua vida e carreira.
Se você sente que chegou o momento de dar um passo à frente e desenvolver sua Inteligência Emocional para se tornar um profissional muito mais completo, conheça o Método LOTUS, que oferece uma oportunidade única para trabalhar suas emoções, superar crenças limitantes, adotar pensamentos e comportamentos realizadores e se libertar de tudo o que impede sua felicidade.