Se adaptação é a palavra que representa as últimas semanas, depois da pandemia do coronavírus (Covid-19) o que definirá o sucesso de empresas, profissionais e o mercado como um todo será a capacidade de se reinventar.
Muitos profissionais sentem medo quando ouvem essa palavra e acabam se autossabotando, acreditando que tudo voltará ao que era antes. Porém, é preciso se preparar desde já para o cenário que está por vir porque ele será diferente.
Então, quais habilidades você precisa aperfeiçoar para ser um profissional preparado para o cenário pós-coronavírus? A resposta está nas suas emoções. Isso mesmo, as soft skills!
O que são soft skills?
São habilidades comportamentais, onde a capacidade da pessoa em sentir, controlar e responder de forma assertiva às suas emoções é essencial para o desenvolvimento dessas competências.
Por exemplo, se o profissional não se comunica bem, não consegue trabalhar em equipe e gerenciar conflitos, provavelmente ele conhece muito pouco sobre si mesmo e suas emoções o controlam o tempo todo.
Uma pesquisa realizada com os CEOs da Fortune 500, mostrou que 75% do sucesso no trabalho a longo prazo depende crucialmente das habilidades comportamentais e apenas 25% do conhecimento técnico.
Ou seja, em um cenário onde a tecnologia cresce a cada dia e situações de crise global acontecem de uma hora para outra, quem estiver com suas soft skills aperfeiçoadas será um profissional decisivo em qualquer empresa.
Quais habilidades comportamentais preciso desenvolver para o cenário pós-coronavírus?
Em momentos de incertezas, pressão e instabilidade, algumas habilidades comportamentais são essenciais para garantir resultados positivos durante e depois da crise.
Quando a pandemia do coronarívus passar você pode estar na mesma organização ou mudar de segmento, cargo e país. Independente disso, as competências abaixo continuaram sendo decisivas. Confira:
Comunicação
Essa competência é muito importante, pois é ela que define o sucesso de uma negociação, liderança e trabalho em equipe. Saber se comunicar de forma eficaz e não violenta vai além do idioma: é preciso ouvir atentamente e entender o que o outro diz, escrever bem e saber agir em diferentes situações. Interpretar ideias e comunicar isso para pessoas diferentes definirá o seu poder de persuasão.
Tomadas de decisão
Muitas vezes é preciso tomar grandes decisões em período de uma hora ou menos… e o impacto pode ser positivo ou negativo. Essa habilidade ajuda a escolher, assumir e gerenciar os riscos que podem acontecer, assim como os ganhos. Em um cenário dinâmico e em constante mudança, isso é essencial.
Veja mais: “Coronavírus e o Medo: como manter o equilíbrio emocional neste momento?
Resiliência
Essa é a soft skill mais importante em momentos de crise. Uma pessoa resiliente sabe lidar com diversos problemas sem se desesperar, possui facilidade para se adaptar a mudanças e não deixa a pressão controlar a situação. Essa habilidade exige maturidade, autoconhecimento e prática, pois o maior inimigo da resiliência acaba sendo nossos próprios pensamentos.
Empatia
O mundo corporativo é construído por hierarquias e se colocar no lugar do outro torna a gestão mais humana, além de ajudar no relacionamento entre a própria equipe. A empatia também auxilia no relacionamento da empresa com os próprios clientes, conseguindo identificar a real necessidade deles.
Pensamento crítico
Em um cenário de crise se destaca quem consegue pensar em alternativas diferentes para alcançar resultados positivos e somente com uma visão crítica isso é possível. Logo, criatividade e pensamento crítico caminham juntos: ao desenvolver uma habilidade a outra também é aperfeiçoada. No mundo corporativo, elaborar soluções de forma rápida e inovadora é o que diferencia uma empresa da outra.
Veja mais: “A importância da Inteligência Emocional na sua vida profissional“
Inteligência Emocional rege todas as soft skills
Inteligência Emocional é a capacidade de administrar as próprias emoções e usá-las a seu favor, além de compreender as emoções das outras pessoas.
Quem tem Inteligência Emocional sabe pensar, sentir e agir de forma inteligente e consciente, sem deixar que as emoções controlem sua vida.
Toda habilidade comportamental se baseia nas nossas emoções e quando temos consciência delas, conseguimos desenvolver rapidamente nossas soft skills. Você pode começar esse processo agora!
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