Um novo ano se iniciou, e, com ele, as despesas causadas pelo ano anterior.
Com um bom planejamento é possível fazer de 2023 um ano sem “aperto”, organizando seus recursos para todos os outros meses.
Uma boa gestão emocional e financeira para controlar seus gastos, pode ser uma das formas necessárias na administração do seu dinheiro e da sua família.
Quando falamos sobre vida financeiro, precisamos entender que não estamos falando apenas de dinheiro, mas sim de saúde mental e emocional para o controle do mesmo.
Não importa a quantidade de dinheiro administrado por você, a falta de controle emocional, pode desestabilizar suas finanças e trazer consequência graves no futuro.
Para que isso não ocorra, é preciso entender qual a relação emocional que você atribui ao dinheiro. Quais crenças criadas através de uma experiência (principalmente na infância) afetam na hora de gerir suas finanças.
Por isso, é preciso que você conheça sua renda, considerando os descontos de impostos, plano de saúde e qualquer outro benefício. Você precisa saber qual é a sua renda líquida para criar seu planejamento conforme a sua realidade.
Faça uma lista com os fixos mensais que você possui na sua casa, como, por exemplo: água, luz, aluguel, internet e outros.
É importante calcular todos esses gastos fixos: eles representam uma parte da renda comprometida todo mês.
Gerenciar os riscos é tão importante quanto gerenciar os gastos. Para isso, se baseie na realidade e na racionalidade antes de fazer um investimento – avalie todas as consequências, pontos positivos e negativos, antes de qualquer decisão.
Após fazer o seu planejamento, é preciso que você tenha controle emocional para acompanhar seus gastos dentro do limite estabelecido.
Desenvolver a sua inteligência emocional é fundamental para que você encontre o equilíbrio necessário para estabilizar sua vida financeira.
Comece hoje a mudar a sua realidade financeira e faça de 2023 um ano extraordinário!