Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

casal discutindo término de namoro
Nem todas as relações acabam por causa de brigas, e é importante saber como agir para manter a amizade com o ex.

Nem todas as relações acabam por causa de brigas, discussões ou mágoas. Pode acontecer de a relação se desgastar por outras razões, enquanto o respeito e a consideração permanecem a ponto de os dois lados desejarem manter um relacionamento de amizade.

Se você quer terminar um namoro de muitos anos sem perde a amizade, é importante tomar alguns cuidados para que este relacionamento não atrapalhe a vida de nenhum dos envolvidos.

Como terminar um namoro sem perder a amizade

Tenha consciência

Antes de qualquer coisa, tenha consciência dos motivos que fazem você não querer cortar o relacionamento com o ex. Se for por carinho e gratidão, vocês realmente podem ser capazes de continuar a amizade de maneira saudável e harmoniosa. Porém, se você estiver apenas com medo da solidão ou de ser esquecida pela pessoa, vale a pena pensar duas vezes.

Tenha cuidado com a autossabotagem e avalie cuidadosamente se você realmente tem algo a ganhar com essa relação. Manter uma amizade com um antigo namorado envolve, acima de tudo, muita maturidade emocional e amor próprio.

Coloque os pingos nos “IS”

Alguns relacionamentos chegam ao fim por conta de brigas, traições, decepções ou simplesmente por ter acabado o sentimento. Independentemente do que tenha acontecido, encontrar culpados não fará mudanças positivas: é fundamental que cada parte assuma sua parcela de responsabilidade pelo fim do relacionamento.

Se você quer manter um relacionamento com ex, é importante que todos os sentimentos negativos fiquem para trás, de modo a evitar que os assuntos do passado venham à tona e gerem ainda mais desgaste entre vocês.

Viva o luto

Por mais que vocês queiram continuar sendo amigos, é importante viver o processo de luto associado ao fim do relacionamento. Afinal, não é fácil terminar um namoro, se adaptar a novos hábitos e abrir mão de todas as coisas que faziam parte da relação.

Lide com o fim do relacionamento: chore, viva sua dor, fique longe pelo tempo que for preciso e esteja seguro de que você é capaz de viver sem o outro. Após esse processo, retome o relacionamento de amizade com o ex.

Cuide das emoções

Rompimentos sempre mexem com as emoções. Nesse momento, é importante ter Inteligência Emocional para administrar as emoções que surgirem, respeitando os sentimentos e reações de cada um.

Se estiver com raiva, respire fundo e deixe o nervosismo passar antes de tomar qualquer atitude. Se sentir tristeza, não finja que é a pessoa mais feliz do mundo, mas também não deixe que essa tristeza consuma você.

Permita-se o novo

Conheça pessoas, frequente lugares diferentes e experimente novas atividades. Desse modo, você deixa de viver apenas no mundo que dividia com o ex e permite-se vivenciar coisas variadas.

Coloque limites em você e no outro

Lembre-se que o término significa que vocês não precisam mais manter votos de fidelidade. Nesse sentido, prepare-se para se relacionar com outras pessoas e para ver seu antigo namorado se relacionando com pessoas diferentes. Cobranças e ciúmes já não fazem parte dessa relação. Vale a pena sempre reavaliar se esta relação com o ex não está comprometendo ou impedindo que você siga em frente.

Imagem: © Depositphotos.com / AntonioGuillemF

Posts Relacionados

Os conflitos são inevitáveis, seja no trabalho, em casa ou

Leia Mais ►

Em um mundo repleto de prazos apertados, demandas pessoais e

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Formulário captação

Preencha os campos abaixo pra continuar