Algumas empresas proíbem o envolvimento entre colegas de trabalho, enquanto outras são menos rígidas e possuem instruções de conduta e recomendações para evitar constrangimentos. A parte mais difícil de administrar nessa situação é quando o relacionamento não dá certo, mas as duas pessoas continuam trabalhando juntas na empresa.
Terminar qualquer tipo de relação é um processo difícil e doloroso, especialmente se temos que conviver com essa pessoa, como no caso de um colega profissional. Por isso, vale a pena conferir algumas dicas para lhe ajudar a lidar com o fim de um relacionamento no trabalho:
Como superar o fim do relacionamento com um colega de trabalho
Seja educado
Ainda que o relacionamento amoroso não tenha dado certo, a relação profissional continua a existir. Um simples bom dia não irá mudar nada no desenrolar dessa história, mesmo se existir mágoa ou raiva.
Mantenha a privacidade
Evite comentar sobre o relacionamento com as outras pessoas do trabalho, bem como os motivos que levaram ao término e outros detalhes pessoais. Nada de abrir a sua intimidade, nem como forma de desabafo e nem com o objetivo de provocar o ex. Não se aproxime de pessoas que eram distantes só para obter informações. Saiba separar as coisas e tenha uma postura neutra.
Evite frequentar os mesmos lugares
É claro que, se vocês trabalham na mesma empresa, encontrar o ex em algumas situações é inevitável — especialmente em reuniões de trabalho e eventos profissionais. Em outras situações, a dica é evitar os mesmos lugares e horários nos intervalos, almoço e cafés.
Não misture as coisas
Se vocês tiverem algo para conversar, marquem um dia e horário fora do ambiente de trabalho. Uma conversa no meio do dia pode acabar com seu foco, comprometendo suas atividades profissionais.
Foque em suas atividades
Dedique 100% da sua atenção para suas atividades. O seu estado emocional é resultado de onde está sua energia. Portanto, aproveite o momento para alavancar sua carreira, para iniciar aqueles projetos que estão na gaveta e para investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Mantenha seu tempo ocupado.
Evite provocações
Nada de começar a dar bola para aquele colega que seu ex morria de ciúmes ou começar a sair com outra pessoa só para provocar o seu ex. Seja adulto e tenha cuidado para não se queimar dentro da empresa.
Procure ajuda
Fazer terapia pode ser uma ótima ajuda nesse momento. Isso porque a obrigação de manter contato com a pessoa após o término do relacionamento pode trazer diversas situações nas quais você não saberá como lidar, confundido as suas emoções e fazendo com que se sinta sem saída. Nesse sentido, o acompanhamento profissional pode lhe ajudar a organizar suas emoções e trazer estratégias para lidar melhor com essa situação.
Se você quer superar essa fase, precisa resgatar seu poder pessoal e encontrar os motivos que lhe fazem continuar, o Método LOTUS é uma excelente alternativa. Ao proporcionar o desenvolvimento da Inteligência Emocional, este método tem ajudado milhares de pessoas a superar momentos difíceis, tais como términos de relacionamento, depressão, ansiedade, entre outras situações delicadas.
Imagem: © Depositphotos.com / Wavebreakmedia