Brigas, desentendimentos e rompimentos entre amigos sempre mexem com as emoções. Da mesma forma como ocorre com as relações amorosas, terminar uma amizade causa um grande impacto na vida das pessoas — afinal, os amigos são peças fundamentais e que marcam a existência dos indivíduos, oferecendo apoio quando necessário e dividindo momentos de felicidade e descontração.
Vários fatores podem levar ao término de uma amizade e, se você atualmente levou um “fora” de um amigo e sente que precisa superar esse momento, confira algumas dicas que a Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie) preparou para te ajudar a seguir em frente:
Dicas para superar um fora de um amigo
Cuide das emoções
É muito triste quando uma pessoa querida decide sair da sua vida e é natural que você se sinta emocionalmente abalado com isso, apresentando sentimentos como raiva, tristeza e medo. Ao enfrentar este tipo de situação, é importante ter Inteligência Emocional para administrar e canalizar as emoções da melhor maneira possível, sempre respeitando o espaço e os motivos que levaram seu amigo a tomar esta decisão.
Não deixe que o nervosismo e a ansiedade tomem conta de você. Em vez disso, prefira respirar fundo e esperar essas sensações passarem antes de tomar qualquer atitude. Lembre-se: decepções e separações fazem parte da vida, mas isso não significa que são definitivas. Dê tempo ao tempo e cuide das suas emoções, canalizando-as para ações positivas.
Reflita sobre sua responsabilidade
Todas as relações são marcadas por conflitos e, sempre que eles ocorrem, todos os envolvidos possuem uma parcela de responsabilidade. Reflita sobre os motivos que abalaram a amizade e aprenda com seus erros para não comete-los novamente no futuro.
Tenha empatia
Desenvolver a empatia é uma medida fundamental nesse momento: tente se colocar no lugar do seu amigo para conseguir compreender melhor a situação. Este exercício permite dissolver o sentimento de culpa ou de perda.
Mude seu foco
Ao passar por uma situação como essa, a tendência é que o foco fique voltado para essa questão. Porém, essa atitude é prejudicial e só prolonga o desconforto que o rompimento causa. É importante deixar que a tristeza aflore durante um tempo, mas também é fundamental saber a hora de deixar a questão para trás e seguir em frente.
Aceite o que não depende de você
As pessoas estão em um constante processo de mudança: os hábitos e gostos variam, os indivíduos envelhecem, se casam, vão morar em outro país, se separam e se reencontram. Muitas vezes, algumas pessoas deixam algumas amizades para trás por não fazer mais sentido no seu atual momento de vida, mas isso não significa que o carinho e o respeito acabaram. Saiba aceitar essas mudanças, se adaptar ao momento e guardar apenas as boas lembranças.