Você é ciumento? Não consegue confiar que o seu parceiro tem admiração por você e reconhece as suas qualidades? Sempre acha que outras pessoas são melhores que você? Sente que nunca faz o suficiente?
Se você respondeu “sim” para a maior parte das perguntas acima, saiba que pode estar colocando seu relacionamento em risco. Se deseja construir uma relação saudável e duradoura, precisa entender que saber como ser confiante e confiar no outro são os principais pilares de um relacionamento, enquanto as inseguranças e o ciúme excessivo apenas desgastam o casal.
Da mesma forma que é impossível compartilhar a vida com uma pessoa que não confiamos, é muito difícil ter que lidar com tantas inseguranças e ciúme do nosso parceiro. E o contrário também é verdadeiro. Se você não confia em si mesmo, saiba que lidar com suas sombras pode ser um desafio para seu parceiro.
Ciúme e controle
O ciúme está totalmente relacionado à falta de confiança: a dificuldade de saber como ser confiante no relacionamento e na vida. A pessoa ciumenta sente muito medo de não ser suficiente e acabar abandonada. Por isso, ela desenvolve a necessidade de se autoafirmar por meio do controle total sobre o parceiro.
A pessoa que não sabe como ser confiante no relacionamento vive fazendo acusações sem fundamento e reclamações como falta de carinho ou infidelidade. Estas são formas que a pessoa insegura encontra para manifestar seu complexo de inferioridade. Em um relacionamento, a insegurança e falta de autoconfiança vêm acompanhada de medos irreais, histórias fantasiosas, ciúmes, carência, entre tantas outras coisas que atrapalham a boa convivência e uma troca saudável.
Como ser confiante através do autoconhecimento
A falta de autoconfiança é um estado emocional que traz a sensação de inferioridade – a pessoa sente que não é boa o suficiente para realizar determinada tarefa ou para ser amada, aceita e reconhecida, mesmo se a realidade mostrar o contrário.
O autoconhecimento é a principal chave para aumentar a autoconfiança. Saiba suas potencialidades e pontos fracos, conheça seus sonhos, tenha uma visão clara das coisas que você gosta e entenda quem você realmente é. Quanto mais você se conhece, mais motivos você tem para confiar em si mesmo e transmitir confiança para os outros. Por outro lado, sempre que você duvida de sua capacidade, mais motivos você dá para que os outros desconfiem de você.
Ame-se e aceite-se incondicionalmente
Você é capaz de amar outra pessoa, com tudo o que ela tem de positivo e negativo. Mas você também consegue amar a si mesmo, da forma como você é neste exato momento?
Se você quer saber como ser autoconfiante, aprenda a gostar de você verdadeiramente. Aceite o que você é, especialmente no que diz respeito às características que não podem ser mudadas — como altura ou cor dos olhos. Aprenda a viver com suas imperfeições e, em vez de ficar lutando contra elas, se concentre em suas qualidades e nos aspectos que dependem de você: emagrecer, mudar o estilo de roupa, inovar no corte de cabelo, entre outras coisas.
Pare de se comparar
Elimine o hábito de se comparar com outras pessoas. Sempre que se compara a alguém, você anula suas qualidades. Você pode não perceber, mas provavelmente existem pessoas que gostariam de ter algumas qualidades ou coisas que você possui. E quem você acha que é perfeito pode estar desejando ser outra pessoa. Seja você mesmo e aprenda a ser feliz com isso.
Saiba reconhecer o amor
Perceba quantas coisas o seu amado faz para lhe agradar, para suprir suas necessidades básicas, para lhe ver sorrindo e para que você se sinta especial. As pessoas têm diferentes formas de demonstrar o amor, que vão muito além do “eu te amo”. O amor pode vir por meio da sua comida predileta ou pelo cuidado. Aceite a forma como as pessoas amam e comece a reconhecer o amor em pequenos movimentos.