Passar várias horas diárias com pessoas de diferentes personalidades não é uma tarefa fácil e, justamente por isso, é comum que ocorram alguns conflitos e adversidades no ambiente de trabalho. Quando os colegas de trabalho são pessoas difíceis e arrogantes, agressivas, invejosas, competitivas, autoritárias e controladoras, esta situação pode se tornar ainda mais extrema, a ponto de extrapolar os limites da agressão física e chegar a agressões físicas.
De acordo com a legislação, qualquer tipo de agressão física no trabalho que não seja motivada por legítima defesa ou para defender outra pessoa pode ser punida com demissão por justa causa. Além disso, o agressor pode ser condenado à prisão ou a prestar serviços comunitários.
O psicológico do empregado que sofreu a agressão, entretanto, não é reparado por este tipo de punição, e é natural que ele fique traumatizado com o ocorrido. Se você passou ou conhece alguém que passou por uma situação dessas, veja como é possível se recuperar psicologicamente e superar esse trauma.
Como voltar ao trabalho após sofrer uma agressão física
Quem sofreu uma agressão pode apresentar sentimentos de incapacidade, culpa, medo e raiva. Voltar ao trabalho pode ser difícil, pois significa retornar ao ambiente em que o problema aconteceu, reviver a situação e enfrentar os comentários dos colegas. Tudo isso ativa um histórico emocional que faz o indivíduo lembrar de sua dor e, para reduzir esse efeito, um acompanhamento psicológico é fundamental.
Além disso, o agredido pode encontrar ajuda nas atitudes a seguir:
Assumir sua responsabilidade
Para superar o trauma é preciso que a vítima encontre sua parcela de responsabilidade no ocorrido: provocação, competição, falta de impor limites e desrespeito são alguns fatores que podem desencadear uma agressão. Refletir sobre isso é importante para mudar as atitudes e evitar novos problemas no futuro.
Ressignificação
É importante que o agredido perdoe o agressor, enfrente seus medos, extravase sua raiva e aceite o que aconteceu. É preciso dar um novo significado à experiência e ao que ela gerou internamente, confrontando e integrando cada uma das emoções e percepções relacionadas ao evento.
Cuidar de si mesmo
O agredido deve se libertar da necessidade de se vingar ou lamentar o ocorrido, focando em sua recuperação e tentando aprender com a situação.
Desenvolvimento do autoconhecimento
O processo de autoconhecimento é um importante aliado na superação de um trauma, pois permite a compreensão do evento e a manifestação das emoções sem que ninguém saia prejudicado.
Inteligência Emocional
A maioria das pessoas vive de forma inconsciente e torna-se refém dos eventos traumatizantes. Se você quer cuidar das suas emoções e aprender como usá-las para impulsionar seu crescimento e desenvolvimento, conheça o Método LOTUS — um treinamento focado nas emoções humanas, que possibilita um mergulho interior e traz consciência para a sua vida.