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O feedback é um dos canais de comunicação essenciais para o mundo corporativo. Sendo positivo ou negativo, esse posicionamento é fundamental para melhorar o desempenho dos colaboradores e, dessa forma, alcançar os resultados esperados pela empresa.

Para o colaborador, o feedback aponta se sua performance está sendo satisfatória para a organização e como ele ainda pode melhorar. Para a liderança, esta é uma excelente forma de incentivar a equipe para o desenvolvimento de novas competências que poderão trazer melhores resultados ou reconhecer e motivar as conquistas dos liderados.

Feedback positivo e a motivação

O feedback positivo é um importante fator motivacional nas equipes de trabalho, e sua aplicação é tão importante quanto os feedbacks de desenvolvimento (aqueles nos quais são apontados pontos de melhoria). Este feedback funciona como um reforço positivo, pois o simples ato de ser reconhecido incentivará a pessoa a repetir o comportamento em outros momentos.

Um feedback positivo é capaz de elevar a autoestima e autoconfiança de uma pessoa, aumentando também sua produtividade, felicidade e sentimento de realização. Com este tipo de retorno, o liderado sabe que seu trabalho é importante e traz resultados para a empresa. Se um líder fica feliz e motivado quando vê seu liderado acertando, imagine o próprio liderado quando é reconhecido por um trabalho bem executado.

O impacto da falta de feedback positivo

A dificuldade que a maioria das empresas enfrenta em reter seus talentos está diretamente relacionada à falta de feedback positivo e motivação: normalmente as organizações se dedicam a encontrar erros, fazendo com que o colaborador se sinta desvalorizado e até explorado.

Isso geralmente acontece porque, desde crianças, somos ensinados a focar apenas no erro e nos pontos de melhoria. Basta você se recordar de quando seus pais ou cuidadores pegavam uma prova escolar corrigida: o foco sempre esteve nas questões erradas, enquanto os acertos eram ignorados.

Esta falta de feedback positivo pode deixar uma pessoa sem direção e motivação para se dedicar a atingir os objetivos esperados e para aprimorar suas competências.

Como lidar com a falta de feedback positivo

A implantação de uma política que aposte no feedback positivo deve ser uma iniciativa da empresa ou do próprio líder, que são os responsáveis por aprender como avaliar bons resultados, tirar o foco do erro e apontar potenciais e oportunidades na mesma proporção com que apontam as falhas.

Porém, nem todas as empresas e pessoas têm consciência disso, e vivem apenas uma política automática de atingir resultados. Por isso, é importante que você aprenda a lidar com isso sem se abalar. Veja algumas formas:

– Entenda que tanto a empresa como seu chefe também são vitimas desse sistema de aprendizagem focado no erro. Não leve para o lado pessoal, pois isso faz com que você se sinta sem valor e sem capacidade de realização;

– Se você tiver uma boa relação com seu chefe, converse com ele sem focar especificamente no comportamento que ele tem apresentado. Trate o problema de maneira generalizada, e explique como somos habituados a focar no erro e esquecer dos feedbacks positivos e de dar reconhecimento aos acertos;

– Pergunte a seu chefe se ele percebe algo em você que poderia ser aprimorado ou mudado e se existem pontos que podem ser mais explorados. Diga que a opinião dele é importante para você e para os demais membros da sua equipe;

Se você também tem dificuldades de reconhecer e dar feedbacks positivos para as pessoas ou para você, focando sempre nos erros e nos pontos de melhoria, está na hora de mudar essa realidade e aprender a enxergar e potencializar o lado positivo das coisas. Quer saber como? O Método LOTUS pode lhe ajudar.

Imagem: © Depositphotos.com / zagandesign

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