Nada pode aliviar a dor de uma traição, mas você sabia que a compreensão e o uso da Inteligência Emocional podem ajudar a recomeçar um namoro depois de uma traição?
Uma traição no namoro pode ser resultado de diversos fatores, tanto cotidianos quanto emocionais. Os principais motivadores são: falta de comunicação entre o casal, rotina, paixão (ou a falta dela), necessidade de autoafirmação, insegurança e até mesmo por ter sido esta a única forma que a pessoa aprendeu a se relacionar.
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, a pessoa que trai normalmente não deseja prejudicar o outro, mas suprir as suas necessidades internas. O problema é que a traição é uma forma errada de suprir essas necessidades.
Vale a pena recomeçar após uma traição?
Antes de recomeçar o namoro após uma traição, é necessário entender o que aconteceu de verdade para ter certeza de que você é capaz de perdoar seu parceiro e conviver com isso. Não vale a pena continuar a relação e remoer a situação pelo resto dos anos.
Entender os motivos emocionais que podem levar a uma traição é o primeiro passo para sair dessa situação, pois são justamente eles que vão permitir que você avalie se é possível perdoar e o que será feito daquele momento em diante. Veja alguns exemplos de causas emocionais que levam a uma traição:
– Necessidade de autoafirmação, provocada pela insegurança emocional, medo e autoestima baixa. Algumas pessoas precisam provar para elas mesmas que são importantes, desejadas e amadas. Este é um traço muito comum entre pessoas que foram rejeitadas, muito criticadas ou não foram devidamente estimuladas quando crianças;
– Pessoas que cresceram em um ambiente familiar com muitas mentiras e cercado de traições acabam repetindo esse padrão de comportamento como se fosse natural;
– Problemas rotineiros da vida a dois: enquanto as mulheres se magoam, os homens buscam por recompensa imediata, sendo que a traição é uma forma de conseguir isso;
– Falta de coragem para terminar a relação;
– Ausência de afeto na infância: por não saber como lidar com as relações e com o amor, a traição acaba sendo uma das formas da pessoa se proteger daquilo que não aprendeu a sustentar;
– Medo de assumir responsabilidades: um casamento exige maturidade, compromisso e responsabilidade. Pessoas que foram muito mimadas e superprotegidas não aprenderam a seguir regras e lidar com problemas, podendo se apavorar diante de responsabilidades. Algumas pessoas traem simplesmente para criar uma situação desconfortável que acabe com a relação e permita que ela fuja da responsabilidade;
– Busca por liberdade;
– Necessidade instintiva e insaciável do sexo e do novo.
Evolua sempre
Se você passou por uma situação de traição, tente compreender que as pessoas não se encontram por acaso e que os relacionamentos sempre trazem e levam algum aprendizado. Assim, você poderá substituir a dor pela consciência e pela busca por sua evolução.
Superar uma traição é muito mais do que apenas deixar o orgulho de lado e perdoar: é saber olhar para o ser humano e enxergar o que existe por trás dos seus comportamentos, é entender que você tem o papel de ajudar o outro a evoluir, se libertar das suas dores emocionais e das histórias que trazem dor.
Se você se identificou ou identificou no seu parceiro alguma das situações acima, não deixe de procurar a ajuda de um profissional, pois esses processos são inconscientes e necessitam de mudança. Se você quer entender melhor sua história e encontrar forças para recomeçar, conheça o Método LOTUS e mude completamente sua vida.
Imagem: © Depositphotos.com / stokkete