Com tantas tarefas e obrigações que precisamos desempenhar diariamente, é impossível dar conta de todas as atividades sem ter um pouco de organização pessoal e profissional. Se você é desorganizado em diferentes âmbitos da sua vida (horários, sono, alimentação, armário de roupas e mesa de trabalho, por exemplo), fica muito difícil concluir alguma atividade e levar os projetos adiante.
A desorganização é uma distração que tira o foco e a energia das atividades necessárias para alcançar os objetivos. O resultado disso é a pouca produtividade, pois tudo passa a ser urgente, ocorre um desgaste de energia desnecessária e a perda de tempo. Em contrapartida, uma pessoa organizada ganha mais tempo para suas atividades e tem mais qualidade de vida, além de menos estresse.
Dicas de organização
Organizando a vida pessoal
– Arrume seu armário, organizando as roupas de uma forma prática. Desfaça-se das peças que você não usa há mais de seis meses, abrindo espaço para coisas novas;
– Arrume as gavetas do banheiro, a maquiagem e os produtos de higiene pessoal;
– Limpe seus sapatos e retire a sujeira, tornando o ambiente mais limpo;
– Mantenha seu carro sempre limpo;
– Tenha um quadro de avisos em casa, onde você pode anotar lembretes e listas de compra;
– Tenha um bloco de anotações na bolsa ou no carro;
– Organize livros, revistas e objetos espalhados;
– Crie um arquivo, separando seus documentos pessoais em pastas específicas para cada assunto;
– Faça uma lista de tarefas pendentes, dividindo-as entre urgentes e importantes. Estabeleça a prioridade de cada uma e determine uma data de conclusão. Deixe suas tarefas sempre à vista, e nunca largue uma atividade pela metade. Lembre-se de sempre marcar as tarefas que foram concluídas;
– Faça uma planilha financeira para controlar seus gastos;
– Separe a roupa do dia seguinte antes de dormir;
– Guarde suas roupas e acessórios assim que os tirar, evitando deixar objetos espalhados pela casa;
– Escolha um dia da semana para atividades como fazer faxina, lavar as roupas e fazer compras. Organize-as de acordo com sua agenda, dividindo ou centralizando as tarefas.
Organizando a vida profissional
– Arrume sua mesa e as gavetas de trabalho. Jogue fora tudo o que não serve mais, especialmente as coisas que você guarda apenas por medo de que possam fazer falta no futuro, mas que há tempos não têm utilidade nenhuma. Não tenha dó de jogar inutilidades fora: desapegue;
– Faça anotações e centralize todos os recados e notas que estão dispersos em pequenos papéis. Mantenha uma agenda, um bloco com espiral ou caderno para anotações diárias;
– Organize as correspondências. Determine um horário específico para verificar a correspondência e, ao analisar cada uma delas, pergunte-se: “qual a providencia a ser tomada?”. Se não há nenhuma, simplesmente jogue-a no lixo;
– Faça uma lista de suas tarefas, classificando-as entre urgentes e importantes. Estabeleça a prioridade de cada uma e determine uma data para concluir a tarefa;
– Planeje seus dias, dedicando pelo menos 15 minutos para organizar o trabalho. É mais simples adotar uma disciplina diária do que perder horas arrumando a bagunça acumulada;
– Agende os compromissos mais importantes e urgentes em alguma mídia móvel, como o celular.
Organize suas emoções
Estar com as emoções organizadas é fundamental para encontrar equilíbrio e ter uma vida organizada. Isso porque as emoções estão presentes em todas as esferas da vida (pessoal, profissional e social), bem como nos relacionamentos, na autoconfiança, na maneira de cada um enfrenta os desafios, supera momentos difíceis, usa seu potencial e lida com suas limitações.
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