A vida financeira de uma empresa é determinante para que ela cresça e prospere. Nesse sentido, quanto mais cedo os problemas financeiros forem identificados, menores as chances de formar uma bola de neve de dívidas.
Se você quer saber como organizar sua empresa e colocar em prática as ações necessárias para uma possível reestruturação financeira, deixando de lado qualquer envolvimento emocional, confira nossas dicas:
Como organizar a vida financeira da empresa?
Envolvimento emocional
Se você tem qualquer tipo de envolvimento emocional com a empresa ou com as pessoas que trabalham nela, o primeiro passo é aprender a separar as coisas e cuidar para que as emoções não interfiram no processo de organização financeira.
Coloque o seu lado profissional em destaque e comece a trabalhar de maneira independente do seu envolvimento emocional.
Mantenha a calma
O maior desafio dos gestores e administradores em uma crise financeira é saber como lidar com a pressão emocional e manter a calma em um momento tão desafiador. Nesse sentido, é preciso ter Inteligência Emocional para administrar as emoções e imprevistos.
Os problemas financeiros podem ser passageiros e não significam que sua empresa não é qualificada e competente. Com planejamento, atitude e direcionamento, é possível superar todas as crises.
Identifique as causas dos problemas financeiros
Soluções imediatas e paliativas não resolvem a causa dos problemas e podem gerar outros obstáculos ainda maiores. É preciso identificar a origem do problema sem encontrar culpados, focando apenas na solução do problema.
Faça um mapeamento geral da empresa e da sua trajetória anterior às crises, identificando em que momento as coisas começaram a se perder.
Exponha a situação aos colaboradores
Se a crise financeira estiver mesmo grave, podem ocorrer atrasos no pagamento dos salários, suspensão de benefícios e até demissões. Para evitar a desmotivação da equipe, bem como o aparecimento de especulações e falsos boatos, exponha a situação aos colaboradores.
Explicar de forma clara e honesta todos os problemas que afetam a empresa é uma atitude que mostra que a administração está empenhada em solucionar os problemas, mas que a empresa precisa do apoio e da confiança de todos para vencer este obstáculo.
Medidas emergenciais e ajuda profissional
Faça uma planilha emergencial para visualizar valores como: banco, caixa, contas a receber, contas a pagar, custos fixos, impostos, entre outros. Se julgar necessário, procure ajuda de profissionais especializados em gestão financeira.
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