Durante uma disputa tão importante como é o mundial de clubes de futebol para a maioria dos jogadores, podemos perceber a tensão e ansiedade que antecedem e ocorrem durante a partida.
Todo atleta passa por esse momento de nervosismo, seja ele o melhor do mundo, ou apenas um iniciante.
O que pouco é dito sobre essas situações, é que elas não afetam somente o emocional, mas também os músculos com esse desgaste.
Entender e controlar as emoções, não é uma questão tão simples, por isso, cada vez mais é comum que dentro de cada clube, exista um departamento voltado somente para a área psicológica de cada atleta.
Hoje, pudemos ver como a questão emocional pode influenciar diretamente no resultado de uma partida.
Durante muito tempo, a maioria dos jogadores pensava que ter o controle sobre as suas emoções era demonstrar fraqueza.
Mas, cada vez mais percebemos que o nível de estresse do dia a dia e situações que ocorrem dentro e fora de campo podem interferir diretamente no desempenho de cada jogador.
Quando o jogador está preparado emocionalmente, seu nível de ansiedade está controlado e com isso ele consegue tomar as melhores decisões em campo.
Por isso, trabalhar as emoções de cada jogador, pode sim, fazer com que o desempenho da equipe tenha uma constante evolução a cada partida.
O controle e a Inteligência Emocional, precisam estar inseridos na rotina de treinamentos do atleta, com avaliações sendo realizadas periodicamente.
Ter o controle das emoções não é algo que se alcança do dia para a noite, porém, através de treinamento, é possível alcançar o melhor desempenho de cada atleta.