Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Não existem caminhos sem obstáculos, e os desafios estão presentes em todas as nossas escolhas e rotas. Se você não tiver convicção daquilo que quer, certamente desistirá no primeiro obstáculo. Isso porque pessoas que não têm convicção, no fundo, não acreditam o suficiente em suas ideias para continuar agindo diante dos obstáculos.

O que geralmente faz com que as pessoas não tenham convicção de suas ideias são as questões emocionais, que agem inconscientemente de acordo com as crenças — que, na maioria das vezes, são limitantes.

Crenças que fazem você desistir

Desde a infância as pessoas são condicionadas a não acreditar nelas mesmas, a acreditar que o mundo é difícil, que é preciso muito esforço para conseguir algo, que é melhor não trocar o certo pelo duvidoso, que o sucesso é para poucos e que fracassar é feio.

Assim, as crianças crescem com medo da vida e se tornam adultos inseguros, com medo de arriscar, cansados de ter que batalhar tanto para realizar alguma coisa, com medo de fracassar e, muitas vezes, com dificuldade de viver o sucesso (o pensamento comum é “se as coisas são tão difíceis para todos, eu não mereço o sucesso”).

Mesmo que inconscientemente, desistir é uma opção mais fácil. Desistir é o caminho que sustentará as suas crenças de incapacidade e de dificuldade.

Como se livrar das suas crenças limitantes e acreditar em você

– Reveja a forma como você entende o sucesso e a felicidade. Reveja sua visão do mundo sobre o que você pensa a respeito de seu potencial e de suas características individuais. Tenha consciência de suas crenças limitantes e transforme-as em formas positivas e realizadoras de pensar;

– Sempre que definir um objetivo, pense sobre os obstáculos que podem aparecer ao longo do caminho — de preferência, coloque-os no papel — e elabore uma estratégia para contorná-los;

– Lembre-se do poder da decisão e decida que nada, absolutamente nada, irá lhe parar. O que você vive hoje é resultado das decisões que fez ontem, e o que viverá amanhã será consequência das decisões que fez hoje. Se você optar por desistir, já sabe como será o seu futuro;

– Vença o medo de fracassar e não deixe de tentar apenas por ter insegurança. Lembre-se: o fracasso faz parte do aprendizado e da evolução. Cobre-se menos, não exija perfeição, não queira ser o melhor, apenas dê o seu melhor.

Foque no que é importante para você

Outro aspecto que faz o indivíduo sabotar a si mesmo e desistir de seus objetivos é pensar apenas em agradar as outras pessoas. Muitas pessoas fazem tudo pelo outro e, nesta busca por aceitação, acabam tirando o foco de suas prioridades e sonhos.

Sempre que você foca na vida de outra pessoa, tira o foco de sua própria vida. E é aí que você se desconecta do seu propósito e de suas convicções, desistindo na primeira “oportunidade” que aparece – sim, muitas pessoas enxergam obstáculos como oportunidades para desistir e ter uma justificativa!

Aprenda uma verdade, por mais dura que seja: a única pessoa que estará verdadeiramente ao seu lado até o último suspiro da sua vida é você mesmo. Por isso, cuide de você em primeiro lugar, sem deixar as pessoas de lado. Esteja primeiro satisfeito e feliz consigo mesmo para, assim, dar seu melhor para os outros.

Agora que você já sabe quais são as armadilhas emocionais que fazem você desistir das coisas, coloque em prática nossas dicas e não permita que mais nada paralise você. Você tem todos os recursos que precisa para ser vitorioso, só precisa lembrar!

Imagem: © Depositphotos.com / tomwang

Posts Relacionados

Em um mundo repleto de prazos apertados, demandas pessoais e

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Formulário captação

Preencha os campos abaixo pra continuar