O ano está chegando ao fim e, nesta época, é natural que as pessoas tirem um tempo para rever suas metas e refletir sobre as metas alcançadas. Os sonhos e objetivos funcionam como um combustível para o ser humano, pois são eles que fazem as pessoas levantarem todos os dias e irem em busca da realização. Mas não basta apenas sonhar: para alcançar os objetivos, é preciso agir, planejar e acreditar.
Fazer um planejamento anual não é apenas uma questão de colocar sonhos e metas no papel: é necessário ter autoconhecimento e inteligência emocional para fazer escolhas que vão ao encontro de seus valores e sonhos, considerando aquilo que realmente tem significado para você.
A maioria das pessoas sabe falar o que não desejam para si: “eu não quero uma esposa assim”, “eu não quero que meu filho faça isso”, “eu não quero que o meu chefe me trate assim”, “eu não quero trabalhar nessa empresa”, “eu não quero passar por dificuldades”, entre outros.
Porém, muitos indivíduos não sabem dizer o que realmente querem. Com isso, eles acabam se conectando com as coisas que não desejam para si. O primeiro passo para estabelecer metas para o próximo ano, portanto, é saber identificar o que você quer para sua vida.
Criando metas com ajuda das suas emoções
O ser humano não é movido pelos seus sonhos ou metas, mas por suas emoções. São elas as responsáveis por fazer o indivíduo agir e ir atrás de seus sonhos. Por isso, além de definir e criar suas metas, é preciso criar uma conexão emocional com elas, destacando as emoções positivas associadas a cada uma e criando uma relação afetiva com tudo aquilo que você deseja tornar real.
As pessoas normalmente visualizam apenas as etapas difíceis e chatas do processo, e não encontram forças para passar por todos obstáculos que qualquer realização impõe. Infelizmente, este é um erro comum. A chave é impressionar o seu cérebro com as emoções felizes.
Usando a Inteligência Emocional para realizar seus sonhos
Estabeleça um vínculo emocional
Depois de criar as metas para cada área da sua vida, encontre o “final feliz”, ou seja: o que cada meta te proporcionará de positivo. Escreva ao lado de cada meta tudo o que ela lhe proporcionará de emoções positivas antes de começar a planejar os passos para alcança-las.
Pratique a visualização
Feche seus olhos e veja a si mesmo realizando seus sonhos. Sinta as emoções relacionadas a essa meta e entenda de que forma sua vida será modificada. Sinta-se vivendo essa realidade, e crie dentro de você tudo o que você mais deseja.
Planeje
Após criar o vínculo emocional com suas metas, comece a planejar os passos para alcança-las. Defina prioridades para cada uma de suas metas, separando-os entre as de curto, médio e longo prazo, colocando tudo em ordem crescente. Estabeleça uma data limite para realizar cada uma delas, definindo dia, mês e ano para cumpri-las.