A maioria das pessoas sonha em encontrar sua alma gêmea, uma pessoa para dividir a vida e realizar os sonhos. Quando finalmente acontece, a expectativa é de construir um relacionamento maduro, estável e duradouro. Mas nem tudo são flores: com a rotina e as responsabilidades, os problemas e discussões podem se tornar um elemento comum da relação.
O desafio do amor
Um dos maiores desafios de um relacionamento é superar a fase em que a paixão está se transformando em amor. A maioria dos relacionamentos começa com uma paixão: o casal se apaixona, se envolve e inicia uma nova história e, neste momento, a vida de um faz começa a fazer parte da vida do outro.
A paixão é necessária para conectar as pessoas, pois suporta diferenças sem dificuldade e coloca o outro acima de qualquer coisa. Quando a paixão começa a esfriar e se transformar em amor, porém, a tendência é que o casal se torne menos tolerante e mais exigente.
Esse processo é natural, e pode levar meses ou anos para acontecer — é possível que seja desencadeado pelo nascimento dos filhos, pelo desgaste do tempo, pela rotina, pelos desencontros, falta de tempo, falta de comunicação ou até por uma mudança nos interesses. É nesse momento que começam a surgir as discussões, divergências, o distanciamento sexual e a falta de interesse pelo relacionamento.
Como melhorar o seu relacionamento amoroso
Muito mais do que manter um diálogo e apimentar a relação, é preciso ter consciência e Inteligência Emocional para encarar o relacionamento com maturidade e se apaixonar repetidamente pelo seu parceiro.
Quantas vezes você já se pegou acusando seu parceiro de ter mudado? Você ainda busca aquela pessoa que conheceu anos atrás, que estava apaixonada por você e fazia de tudo para ver você feliz? E quantas vezes você já ouviu o mesmo do seu parceiro? Vocês certamente mudaram, e isso é um ótimo sinal, pois indica que vocês são seres humanos que evoluem constantemente.
Durante a fase da paixão, o casal tende a ser mais carinhoso, paciente, controlado, justo e sente mais desejo sexual. Com o tempo, as reais características da pessoa começam a aparecer e é necessário se apaixonar por essa nova faceta, transformando a paixão em amor. É justamente aí que começam a surgir as discussões.
Para saber se é possível reconstruir o sentimento de paixão e manter o relacionamento após tanto desgaste, é necessário refletir sobre as perguntas abaixo:
– O que mudou?
– É possível ser feliz ao lado dessa nova pessoa?
– O que você precisa aceitar no seu parceiro?
– De que forma você pode ser menos exigente e aceitar o que seu parceiro tem para compartilhar com você?
– Se você conhecesse essa pessoa dessa forma, se apaixonaria por ela?
– Você ainda é capaz de admirar seu parceiro?
– Apesar do desgaste da relação, você consegue enxergar o que essa pessoa tem de positivo?
Ao responder a essas perguntas, é necessário levar em conta que você também mudou, e seu parceiro também precisa se apaixonar novamente por quem você é. Reflitam juntos sobre o assunto, sem fazer acusações, e caminhem juntos em busca de uma nova história.