Pessoas perfeccionistas são críticas por natureza, e conviver com pessoas que estão sempre reclamando de tudo e achando defeito nas coisas se torna bem cansativo. É natural que as pessoas estejam sempre em busca de aprimoramento e aperfeiçoamento, mas é preciso ter cuidado para que o perfeccionismo não se torne excessivo e exagerado.
A verdade é que a perfeição não existe e, quanto mais um indivíduo busca por ela, mais acaba se frustrando. Isso faz com que as pessoas perfeccionistas sejam muito críticas e exigentes, pois para elas nada é bom o suficiente — nem o que fazem, nem o que as outras pessoas fazem. Apesar de ser um desafio, é possível conviver positivamente com pessoas assim, e o primeiro passo consiste em saber identificar as principais características das pessoas perfeccionistas.
Características dos perfeccionistas
- Buscam a perfeição em si, nas outras pessoas e na vida, com alto grau de exigência sobre tudo e todos;
- São pessoas muito críticas consigo mesmas e com os outros;
- São competitivos ao extremo, pois sempre precisam ser os melhores;
- Possuem dificuldade para assumir falhas e receber críticas, sempre encontrando justificativas para tudo;
- Dificuldade para trabalhar em equipe, pois são centralizadores;
- Falta de confiança nas pessoas, pois acreditam que só eles conseguem fazer as coisas de forma perfeita;
- Por serem centralizadores, acabam se sobrecarregando em diversas situações;
- Procrastinação por medo de não obter resultados perfeitos;
- Atrasos nas tarefas e atividades, pelo alto grau de esforço e exigência;
- Em alguns casos, não se arriscam e têm tendência a permanecer na zona de conforto, por medo de falhar.
Como se relacionar com pessoas perfeccionistas
Veja o lado bom
Apesar de ser muito exigente e crítica, a pessoa perfeccionista é muito empenhada e dedicada em tudo o que faz. Este é um indivíduo que tem muitas habilidades e nunca realiza uma tarefa de qualquer jeito, se preocupando sempre com bons resultados. Quando conseguem ser equilibradas, essas pessoas usam o máximo do seu potencial e motivam pessoas a sempre darem seu melhor.
Releve
Por mais que seja difícil ser criticado o tempo todo, acredite: o perfeccionista é a pessoa que mais sofre com essa situação, pois ele também se cobra demais e nunca sente que fez o suficiente. Por isso, essa pessoa projeta toda a insatisfação nos outros. Tente relevar as críticas e não levar para o lado pessoal, tendo em mente que ela não foi feita com a intenção de ofender, mas de suprir uma necessidade interna de dividir a pressão com você.
Não cobre elogios
Quando convivemos com pessoas muito críticas, especialmente as mais próximas, tentamos agradar a pessoa a qualquer custo, esperando receber algum elogio. Entenda que é muito difícil agradar pessoas com alto grau de exigência, por isso, abra mão de buscar um elogio ou reconhecimento dessas pessoas. Lembre-se que os perfeccionistas têm dificuldade de valorizar as próprias realizações. Saiba que você fez o seu melhor e se sinta satisfeito com isso.
Mostre os pontos positivos
Por serem muito exigentes, os perfeccionistas têm o hábito de olhar primeiro para o que está errado. Para eles é muito difícil enxergar o lado positivo das coisas, e falar dificilmente resolve. Por isso, seja exemplo. Comente sobre os aspectos positivos das situações quando estiver perto do perfeccionista, exercite a gratidão e mostre que tudo tem dois lados. Com o tempo, ela irá refletir o seu comportamento, se tornando menos crítica e mais positiva.