Um bom líder sabe inspirar, gerenciar conflitos, criar estratégias, planejar e executar. Além disso, ele sabe ser flexível e conduzir sua equipe de modo que todos possam alcançar excelentes resultados a partir da exploração dos principais talentos de cada pessoa.
Se formos resumir o principal papel de um líder em apenas uma palavra, essa palavra seria motivar. O que vemos com frequência, porém, são líderes que fazem de tudo para liderar uma equipe, mas estão estagnados e sem objetivo para suas próprias vidas.
O que muita gente não sabe é que a motivação é contagiante. Isso quer dizer que, para motivar alguém, primeiro você precisa estar motivado. Além disso, é essencial que você esteja equilibrado nas principais áreas da sua vida e ter autoconhecimento suficiente para saber de onde veio, onde está e onde quer chegar. Lembre-se: estar equilibrado é estar consciente de seu papel no mundo, bem como de suas forças, fraquezas, da forma como você interage e influencia as pessoas ao seu redor e, especialmente, saber lidar com as emoções.
Como liderar uma equipe usando a Inteligência Emocional
Além de possuir habilidades técnicas, um bom líder precisa saber como desenvolver sua equipe de modo a atender expectativas pessoais e profissionais. Nesse processo, desenvolver a Inteligência Emocional é fundamental, uma vez que saber lidar com as próprias emoções e com as emoções dos liderados é tão importante quanto ter as habilidades técnicas bem desenvolvidas.
Em um dia de trabalho, milhares de coisas acontecem, podendo gerar emoções e comportamentos positivos e negativos. Se uma pessoa enfrenta problemas em sua vida pessoal — seja com a família ou no que diz respeito à saúde —, é normal que seu estado emocional seja transferido para o trabalho. Assim, esta pessoa pode ficar mais estressada, menos produtiva e menos focada.
Se o líder não souber como interagir com todo esse contexto, e ficar preocupado apenas com resultados e metas, ele dificilmente conseguirá influenciar positivamente sua equipe e conquistar a confiança de todos. É possível até que ele percorra o caminho oposto, e desperte medo e raiva em seus liderados.
Para estar motivado e liderar uma equipe, comece liderando sua própria vida e suas emoções. Para isso, desenvolva sua Inteligência Emocional com ajuda de cursos, terapias, palestras, livros e filmes que estejam ligados ao desenvolvimento humano.
Habilidades básicas para liderar uma equipe
Independentemente do estilo de liderança, é importante desenvolver algumas habilidades específicas que podem lhe ajudar a conduzir uma equipe rumo ao alcance dos resultados esperados pela empresa. As cinco principais habilidades são:
Conheça bem sua equipe
Frequentemente as pessoas são designadas a desempenhar uma tarefa que nada tem relação com sua personalidade e suas habilidades. Além de gerar desmotivação, isso certamente influencia os resultados alcançados.
Por exemplo: uma pessoa comunicativa se sentirá presa se passar o dia todo preenchendo planilhas, enquanto uma pessoa mais técnica pode não apresentar um bom desempenho lidando com o público.
Por isso, conhecer todas as pessoas da equipe e saber quais são os principais talentos e limitações de cada uma delas ajuda você a direcionar as atividades adequadamente, alcançando os resultados esperados.
Reconheça as necessidades individuais da equipe
Algumas pessoas são movidas por reconhecimento, outras por desafios, enquanto outras dão seu melhor quando se sentem pressionadas ou quando serão bonificadas. Identificar o que mais motiva as pessoas de sua equipe é importante para que essas necessidades sejam atendidas e tragam vínculo entre líder e liderado.
Evite hierarquia
Dê espaço para que todos os membros da equipe exponham suas opiniões e sugestões. Cuidado ao exercer seu poder, pois se colocar acima de todos criará uma relação de medo e distância. Saber ouvir, por outro lado, é uma habilidade que traz confiança e faz com que as pessoas se sintam valorizadas.
Reconheça sua equipe e saiba lidar com as falhas
Sempre que alguém é reconhecido, o indivíduo se esforça para acertar mais. Por outro lado, ser tratado de forma respeitosa sempre que apresenta alguma falha traz aprendizado e incentivo para mudança, sem comprometer a produtividade.
Sorte é igual a preparo mais oportunidade
Não adianta nada um colaborador se preparar para atingir um resultado se ele não tiver oportunidade para alcançá-lo. Por isso, incentive e participe da elaboração de um Plano de Carreira para cada um dos seus colaboradores. É importante que as expectativas da empresa e do colaborador estejam alinhadas para que, assim, haja motivação e comprometimento de todas as partes.
Existe um grande líder em cada um de nós. O que falta, muitas vezes, é preparo, autoconhecimento e confiança. Se você quer descobrir e despertar o líder que mora em você, comece desenvolvendo sua Inteligência Emocional para aprender a se relacionar de forma construtiva e harmoniosa. Conheça o Método LOTUS. Grandes líderes já nasceram e passaram por aqui, e você pode ser o próximo, basta se permitir!
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