Uma pesquisa feita pelo neurocientista japonês Hidehiko Takahashi revelou que a região do cérebro acionada quando sentimos inveja é a mesma ativada pela dor física. E a região do prazer no cérebro do invejoso é imediatamente acionada quando ele vê o invejado se dando mal.
Ninguém está livre de sentir uma pontinha de inveja ou ter que conviver com pessoas invejosas. Isso porque a inveja está diretamente relacionada com a insegurança, baixa autoestima e insatisfação pessoal — emoções e sentimentos que fazem parte da vida de todo ser humano.
Mas e quando o invejoso faz parte da nossa família, como é possível lidar com essa relação? Saiba mais a seguir.
Como surge a inveja?
As trocas humanas só acontecem quando duas ou mais pessoas estão na mesma frequência. Isso significa que a inveja do outro só lhe atinge quando você está na mesma sintonia de inveja, insegurança, insatisfação ou sensação de incapacidade.
Durante a infância, é comum que os pais fiquem nos comparando com outras pessoas — seja um colega de escola, irmão, primo ou filho de algum conhecido. Isso pode despertar um sentimento de inveja incontrolável, e a tendência é crescer com esse hábito de se comparar com os outros e invejar suas conquistas e habilidades.
Inteligência Emocional: como lidar com familiares invejosos
A melhor maneira de lidar com uma pessoa invejosa é se afastando dela. Como nem sempre é possível manter distância de um familiar, a dica é mudar sua frequência de modo a não se conectar mais com a inveja do outro. Em geral, nos conectamos com a inveja quando estamos inseguros de nossos potenciais.
Portanto, se você se você quer aprender a lidar com pessoas invejosas, comece olhando para suas próprias inseguranças, tornando-se uma pessoa mais segura e satisfeita com você mesmo. Conheça algumas dicas de como afastar pessoas invejosas de sua vida:
Pare de se comparar
Todas as pessoas têm potenciais e capacidades únicas. Quando você conhece suas próprias qualidades, elimina a necessidade de se comparar com os outros e deixa de rejeitar a si mesmo.
Escreva suas qualidades e talentos em uma folha de papel e leia essa relação todos os dias, preferencialmente na frente do espelho.
Seja grato pelas coisas que você tem
Pessoas insatisfeitas com suas realizações pessoais sentem necessidade de olhar para a vida do outro. Portanto, foque nas suas conquistas e perceba como você pode se sentir satisfeito com tudo o que já foi capaz de fazer. Caso você não se sinta satisfeito, reflita sobre o que precisa ser feito para chegar lá.
Saiba aonde quer chegar
É muito comum desejarmos ser igual a outra pessoa ou ter a vida que ela leva. Porém, fazemos isso sem questionar se aquilo tem a ver com nossos próprios valores e estilo de vida. Isso acontece porque não nos sentimos capazes e sequer sabemos o que queremos para nossas vidas. Determine aonde você quer chegar, conheça seus valores, saiba quais são suas preferências pessoais e foque nisso.
Fale menos
Fale menos e faça mais. Sempre que usa sua energia para falar, você deixa de fazer alguma coisa e se sente mais incapaz. Quanto mais inveja você sente das pessoas, mais inveja atrai para sua vida, pois tudo começa em você e volta para você.
Tenha autopercepção
Toda vez que você perceber a inveja, sua ou de alguém, reflita sobre sua vida. Em que aspectos você se sente insatisfeito ou incapaz? Questione o que é possível fazer para mudar isso, perceba sua realidade e tome decisões para mudar e sentir prazer com suas conquistas. Jamais alimente a dor da inveja dentro de você.