O Natal é um feriado familiar e isso, nem sempre, significa encontros agradáveis e felizes. Muitas vezes, existem barreiras emocionais dentro da própria família que precisam ser enfrentadas quando chega esta época do ano. Mesmo em momentos de confraternização e festas, sempre existe aquele primo com quem você não se dá muito bem ou aquela tia que adora uma fofoca e sai falando mal de um para o outro, gerando um certo desconforto.
Para evitar problemas e não transformar a data em um verdadeiro sacrifício familiar, é importante saber lidar com essas barreiras emocionais e assim garantir uma boa convivência familiar. Mesmo dentro da própria família, é normal que alguns membros se encontrem apenas esporadicamente e não possuam um contato maior ao longo do ano, o que também pode ocasionar um certo incômodo.
Como é possível lidar com essas barreiras emocionais durante o Natal em família?
Evite problematizar
Entrar em discussões políticas e sociais pode gerar um grande “climão” entre os parentes. Tente exercitar a paciência e ir para a noite de Natal com o coração aberto e sem armaduras. Natal é sinônimo de união e alegria, procure conversar sobre amenidades.
Conheça suas raízes
Aproveite essa data para conhecer as histórias de vida dos seus familiares. Converse com seus tios, primos e avós sobre o passado e relembre sua época de infância. O natal pode ser uma ótima oportunidade para estreitar os laços familiares, quando todos estão dispostos a encarar esse encontro com mais leveza.
Use o bom humor
O Natal é conhecido pelas perguntas indiscretas como: “cadê as namoradinhas”? Ou então “quando vocês vão ter filhos?”. Para sair dessas situações, invista em respostas criativas e abuse do bom humor!
Saiba colocar limites
Saber limitar um espaço saudável é uma boa estratégia para evitar atritos e discussões. Uma boa saída é falar bem das outras pessoas e sempre elogiar. Cada vez que algum parente apontar um defeito ou insistir em falar sobre uma situação delicada, aponte uma qualidade, mostrando o lado positivo de cada contexto.
Evite levar para o lado pessoal
Quando sentir-se magoado ou incomodado com algum comentário ou comportamento inapropriado, procure não levar para o lado pessoal e entenda que por trás de uma postura inconveniente, pode haver uma dificuldade de aceitação. Entenda que não vale guardar ressentimento em relação a essas pessoas, elas já fazem mal para si mesmas. É mais saudável tentar se colocar no lugar delas, em vez de julgá-las.
Desenvolva sua Inteligência Emocional
Todas as relações, inclusive as familiares, são baseadas em trocas e necessidades. É importante desenvolver a consciência do que realmente existe por trás de cada dificuldade para poder construir relações mais saudáveis e funcionais. Desenvolva sua Inteligência Emocional e saiba lidar melhor com as suas emoções e das outras pessoas com quem você convive.