A Inteligência Emocional é a capacidade de um indivíduo entender e monitorar as próprias emoções, utilizando este conhecimento para orientar os próprios pensamentos e adotar comportamentos positivos. Trata-se de uma habilidade que atualmente é considerada um dos principais fatores para o sucesso profissional.
Rodrigo Fonseca, presidente e fundador da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie), afirma que uma boa formação e ampla experiência de mercado não garantem necessariamente que o profissional terá sucesso em sua área de atuação. Isso porque pessoas que são capazes de fazer uma boa gestão de suas emoções são mais bem avaliadas e geralmente ganham a preferência das organizações na hora de serem contratadas.
“Quanto mais desenvolvemos habilidades estritamente emocionais, mais aumentam nossas chances de recolocação no mercado de trabalho e de alcançar o sucesso profissional. Pessoas emocionalmente desenvolvidas têm consciência dos seus pontos fracos e desenvolvem essas deficiências, facilitando a superação dos obstáculos na rotina corporativa”, explica Rodrigo.
Como a Inteligência Emocional pode ajudar na recolocação profissional
A Inteligência Emocional é uma característica formada desde o momento do nascimento do indivíduo, sendo moldada a partir de todas as influências e vivências de casa, na escola e entre os amigos. Confira algumas dicas de como fazer com que esta habilidade favoreça a pessoa no momento em que ela precisar de uma recolocação no mercado de trabalho:
Automotivação
Entender suas prioridades, valores e desejos internos é fundamental para que você seja capaz de motivar a si mesmo e ir em busca de empresas que realmente condizem com seus anseios. Além disso, a automotivação é uma habilidade que leva à superação e ao desenvolvimento contínuo ao longo de sua carreira. Desenvolva o autoconhecimento e torne-se capaz de entender o que te impulsiona e motiva, de modo que seja possível canalizar seus esforços em busca de um trabalho em que você possa fazer a diferença.
Tenha consciência de suas emoções
O medo pode ser um fator paralisante durante uma entrevista de emprego, impedindo que você exprima suas habilidades, ideias e competências de maneira adequada. Ao saber como lidar com suas emoções, por outro lado, é possível se expressar de forma mais assertiva, enfrentando este tipo de desafio de maneira mais consciente.
Desenvolva sua autoconfiança
Confiar em si mesmo e nos seus potenciais é fundamental, assim como minimizar suas limitações e desenvolver seus pontos fortes.
Tenha paciência e se cobre menos
Não busque metas inalcançáveis. Em vez disso, faça o possível para dar o seu melhor diante de todas as circunstâncias que a vida te apresenta, tendo em mente que o resultado sempre será proporcional a seu esforço. Lembre-se: estar em busca de uma recolocação no mercado não faz de você um profissional ruim ou pouco preparado. Seja resiliente, continue buscando, se reciclando e mantendo uma atitude positiva.