Diversos estudos apontam que o cérebro humano é composto por programas que são usados em tudo o que a pessoa faz. Alguns indivíduos possuem programas mais avançados e mais desenvolvidos que outros, e são justamente eles que são considerados modelos de excelência em determinada habilidade.
Especialistas observaram o funcionamento do cérebro de pessoas consideradas de excelência, com a intenção de identificar os pontos que as tornam diferenciadas. A conclusão foi a de que algumas pessoas não sabem explorar todo seu potencial, embora o estado de excelência possa ser alcançado por qualquer ser humano. Com base nessa ideia, foram desenvolvidas técnicas para identificar as limitações dos indivíduos e reprogramar seus cérebros de acordo com o padrão desejado.
A reprogramação, portanto, permite que as pessoas redefinam qualquer programação negativa que exista em sua mente, eliminando pensamentos limitantes e que levam ao medo e ao fracasso.
Reprogramação: como a Inteligência Emocional pode ajudar
Ressignificar os traumas
A ressignificação consiste em atribuir novos significados para memórias que causam dor, medo ou qualquer outro sentimento negativo. Alguns acontecimentos da vida deixam profundas marcas nos indivíduos, e isso ocorre por conta da forma como eles interpretam esses fatos. Ao recordar essas memórias, os mesmos sentimentos vêm à tona, gerando um comportamento negativo.
Ao acessar essas lembranças a partir de outra perspectiva, é possível não apenas modificar os sentimentos, mas o comportamento diante da memória. Identificar o aprendizado que a situação trouxe, por exemplo, é uma das mais eficientes formas de ressignificação. Encontrar uma intenção positiva por trás da ação é outra técnica que pode ser aplicada: ao ser criticado por um professor, por exemplo, a pessoa pode tanto entender a bronca como uma agressão ou como uma forma de impulsionamento.
Ancoragem
Trata-se de uma técnica em que o indivíduo escolhe uma situação positiva de sua vida e relembra todos os detalhes envolvidos nessa experiência: decisões, superações, recursos que foram utilizados e a realização em si. Ao sentir novamente a emoção da conquista e fazer um gesto ou dizer uma palavra que relembre esse sentimento, é possível ancorar o estado positivo. Assim, sempre que este sentimento for necessário, basta repetir a palavra ou o gesto.
Ponte ao futuro
Antes que algo aconteça no plano físico, ele precisa passar primeiro para o plano mental. Feche os olhos e imagine que você está exatamente onde deseja e visualize todos os detalhes, percebendo onde está, como se comporta, como se sente e tudo que precisou fazer para estar ali. Assim, é possível que você comece a criar a realidade que gostaria de viver.